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Como Vender Pelo Instagram

Atualizado: 3 de dez. de 2022

Desde que foi criada, nunca antes a internet havia se mostrado um canal tão eficiente em divulgação quanto atualmente. O marketing digital têm crescido de forma avassaladora, com o aproveitamento cada vez mais eficiente de ferramentas. Por isso, saber como vender no Instagram é fundamental.


Hoje, a rede social é uma das mais importantes para quem quer vender: já são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Na verdade, o Instagram é a rede social que mais cresce em todo o mundo, com 15 vezes mais interações do que o Facebook.


O Brasil é o segundo país com mais usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Por aqui, de acordo com o Sebrae, são 50 milhões de usuários, nada menos que 1,5 bilhão de curtidas por dia, com mais de 1,4 milhão de grandes marcas e mais de 60 milhões de fotos.


Outra informação que temos é que, segundo a pesquisa da Locowise, 75% dos usuários já praticaram alguma ação, como comprar ou visitar um site, a partir de uma publicação na rede. Mas você sabe realmente como aproveitar todo o potencial para realizar suas vendas no Instagram?


Usar as ferramentas certas do Instagram para vendas deve ser uma decisão estratégica e crucial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado.


Veja agora como vender no Instagram de forma eficiente e acompanhe seu lucro multiplicar.



Crie um perfil comercial


Para alguns pode parecer óbvio, mas não é todo mundo que entende a importância do perfil ser comercial.

Além de passar mais credibilidade aos futuros clientes, é possível ter acesso a diversas ferramentas, como possibilidade de link nos stories e mais recursos para métricas e análises de dados em geral.


Mas atenção, porque não é possível criar um perfil comercial sem ter uma fan page no Facebook. Depois é só vincular ambas as contas e utilizar as estratégias de marketing no Instagram.


Otimize o perfil


Um dos grandes trunfos das estratégias de marketing no Instagram é poder otimizar tanto o perfil quanto as publicações de forma a conseguir mais visibilidade.

Para aumentar as vendas no Instagram, comece pela descrição do negócio (bio). Ela deve informar ao seu público alvo de forma clara e direta o que você está oferecendo e seus diferenciais.


Já a foto de perfil pode ser a logo ou o produto carro chefe da empresa. Se o foco for você mesmo, a imagem deve passar profissionalismo e autoridade no assunto.

É na bio, também, que fica o único link clicável para direcionar as pessoas ao seu market place, loja virtual, e-commerce ou site.

Se quiser incluir mais de um link será preciso usar um aplicativo, como o Linktr.ee, mas não exagere para não confundir seu público.


Já nas publicações, faça sempre um CTA (Call To Action), uma chamada para uma ação, como clicar no link da bio ou conferir um outro endereço.

Além disso, use sempre hashtags Instagram pertinentes para aumentar o alcance das suas publicações. Com isso você multiplica a visibilidade, indo cada vez mais longe.


Mas cuidado, as novas métricas do Instagram em 2018 definiram que utilizar mais que 5 hashtags por postagem pode ser considerado spam e isso pode ser motivo de punição para sua conta. Então sabia selecionar bem as palavras a serem utilizadas para que a sua publicação seja entregue para ao publico certo.



Informe que é possível comprar pelo Instagram


Uma boa dica de como vender mais para o Instagram é fazer um post informando que é possível fazer os pedidos pela própria rede social. Para isso, basta chamar no direct ou clicar no link da bio.

Pode ser uma fotografia de um produto ou uma frase vendedora fazendo o direcionamento, como “Compre pelo Instagram! Basta clicar no link na bio!”


Ofereça meio de pagamento pelo WhatsApp


Quanto mais meios de pagamento você oferecer aos seus seguidores, mais fácil será vender mais pelo Instagram. Uma boa forma de agilizar as vendas é utilizar o WhatsApp para receber pagamentos.


Para isso, basta informar o número do WhatsApp na bio. Assim, o cliente pode ver seus produtos pelo feed e enviar os detalhes do pagamento pelo aplicativo.


É uma boa opção para quem não trabalha com nenhuma plataforma de e-commerce ou market place. Dessa forma, as vendas no Instagram funcionam como em uma loja online.


Utilize o Instagram Shopping


Em março de 2018 foi lançado o Instagram Shopping, uma ferramenta que permite marcar produtos nas publicações orgânicas (aquelas que não são patrocinadas).


A feature permite que os interessados tenham acesso a detalhes do produto diretamente do aplicativo, sem necessidade de anúncios ou de redirecionamento. A experiência impulsiona as vendas de forma interativa e imersiva.


É possível escolher quais fotos serão marcadas, adicionar legendas e filtros, visualizar prévias e salvar rascunhos, e ainda marcar até 5 etiquetas por imagem ou 20 por carrossel, a publicação com várias imagens.


A ferramenta é gratuita, mas há a exigência que o empresário, de qualquer tamanho, tenha um e-commerce para finalizar a transação e fazer o pagamento.


Isso acontece justamente porque o Instagram não é um Marketplace. Ou seja, o aplicativo impulsiona as vendas através da divulgação, mas não processa compras nem recebe qualquer tipo de comissão.



Crie uma galeria de imagens

É a galeria de imagens dos seus produtos que impulsionará seus clientes pela jornada de compra. Preze pela qualidade das fotos, mas evite usar filtros para não distorcer a realidade e fazer com que a sua mercadoria pareça diferente do que é.


Outra dica é incluir fotos de pessoas usando seus produtos. De acordo com as estatísticas, a publicação de imagens de consumidores reais usando seu produto pode gerar até 30% mais engajamento.


Por outro lado, fotos em que a cor azul é predominante atraem 24% mais atenção do que aquelas em que predomina a cor vermelha.


Também é fundamental manter o feed Instagram organizado. Procure fazer com que as fotos conversem entre si, tendo a mesma identidade. Elas devem ter coloração semelhante, ter em cada imagem um elemento da mesma cor e o mesmo recorte.


Essas são apenas algumas dicas, mas há muito mais a ser feito em marketing digital para aproveitar mais todos os recursos do Instagram e bombar nas vendas!


Quer saber mais? Fale com a nossa equipe para solicitar o Raio X da sua conta e saber como vender mais pelo Instagram.


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