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SEO On-Page Parte I: Um guia passo a passo



Se você está se perguntando nesse momento que raio é isso de SEO On-Page? Não se preocupe esse conteúdo foi feito para você!

Na medida que os algoritmos do Google, Facebook e outros diretórios vão mudando e se ajustando, o seu site também deve acompanhar essa evolução dos dados. Não se iluda em achar que vai estar nas primeiras posições dos mecanismos de buscas, porque não vai. Imagine se as grandes empresas como o Google, não se importassem mais com os algoritmos e deixasse do jeito que eles foram desenvolvidos desde o início que a internet alcançou os usuários comuns como você e eu. Pode ter certeza, que outra empresa provedora desse oráculo dominaria o mercado e ditaria as regras, ou teríamos websites antigos e ultrapassados. Tá, mas o que SEO On-Page tem à ver com o meu site? Tudo!!!!

Primeiro passo importante para se ter uma presença online na qual o seu site apareça nas primeiras posições dos mecanismos de buscas e saia na frente dos seus concorrentes, é obrigatório pensar no SEO. Não basta apenas inserir algumas palavras-chave, escrever algumas Tags Description, Alt Text e pronto, o seu site estará nas primeiras posições a frente da sua concorrência num oceano de conteúdos. A coisa não funciona bem assim, se você tiver muita sorte e atuar em um mercado onde sua concorrência não tem uma presença online, e por acaso o seu prestador de serviço de website fizer a lição de casa, ou seja, o feijão com arroz talvez o seu site apareça nas primeiras posições, talvez.

Se você não tem conhecimento sobre SEO e não tem muito interesse no tema, não deixe de pesquisar o básico e conhecer algumas técnicas, até mesmo para não ficar boiando nas conversas dos marketeiros de plantão e especialistas em SEO, recomendo que siga o passo a passo para no mínimo exigir da empresa que presta os serviços de SEO e desenvolvimento de website.

Passo 1


Antes de desenvolver o seu site ou fazer um redesign dele, faça um esboço do que você acredita que é o melhor caminho para o seu Lead converter em sua página ou solicitar um orçamento, uma demonstração, um diagnóstico do seu serviço ou produto. Após ter esboçado todo o caminho para esse Lead chegar na compra, crie um mapa do site e peça para o seu desenvolvedor seguir conforme seu esboço. Como fazer para desenvolver um mapa de um site? Tem várias ferramentas que você pode utilizar, desde uma planilha de Excel até em programas ou apps descolados, mas um app que recomendo é o XMind nele você pode criar

vários modelos de "mapas mentais" que ajuda explicar suas visões de forma simples e objetiva.

Passo 2


Palavras-chave você precisa fazer uma pesquisa mais assertiva de como o seu cliente potencial buscaria para encontrar sua empresa na internet. Abra uma planilha de Excel ou Google Sheet ou qualquer outro documento de notas e anote as palavras-chave que você acha que as pessoas buscam para encontrar o seu negócio na internet.

Aproveite as dicas no rodapé do Google que ele oferece; feito isso, indicao algumas plataformas para você pesquisar se as palavras-chave escolhida tem ou não volume de pesquisa mensal, qual seu CPC o valor por clique, as regiões que tem mais busca e outras informações que achar relevante para a sua pesquisa. Abaixo, recomendo usar as ferramentas que utilizo para fazer essa pesquisa:

Existem outras no mercado tão boas quanto as que mencionei acima, mas essas dão para apurar com qualidade também, as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

Passo 3


Otimização da "Tag Title" que significa o título da página. Foque em inserir as palavras-chave importantes do seu negócio e que tenham um alto volume de busca para otimizar os TÍTULOS das páginas de destino com as palavras-chave selecionadas. Em seguida verifique a "Meta Description" que é o campo da descrição, um texto abaixo do título, verifique se o conteúdo que está escrevendo possui uma boa descrição, seja coerente e interessante para a sua audiência clicar na página e converter em seu site. Isso é o mínimo que seu site precisa para ajudar os mecanismos de pesquisa, ou robots, identificar seu conteúdo e ranquear nas primeiras posições, mas não para por aí, porque temos muito trabalho a fazer. Mas, vamos deixar para o próximo post se não o assunto vai ficar extenso, complexo e chato.

Para continuar com a leitura do SEO On-Page Parte II, fique ligado e assine nossa newsletter para manter atualizado com o Marketing Digital. Nos vemos do outro lado!

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