Tudo pronto para seu próximo evento? Então agora é cuidar da divulgação online para que ele tenha o melhor retorno possível. Claro que não há fórmula mágica, mas é, sim, possível montar uma estratégia muito bem planejada de marketing digital para eventos que vai garantir uma ótima presença da ocasião na internet e atrair seu público-alvo da forma como você espera. Veja algumas dicas e como o inbound marketing pode ajudar você a ter o retorno que você precisa.
Explore todas as possibilidades do marketing digital para eventos
Gerar receita; fortalecer a marca; consolidar um posicionamento; aumentar o engajamento de funcionários, parceiros e investidores; criar uma comunidade; lançar produtos. Seja qual for o motivo do seu evento, há várias formas de conseguir os resultados esperados através do marketing digital.
Para isso, no entanto, é preciso estar muito bem alinhado em relação a alguns pontos, como quem é seu público-alvo, o branding da marca, os canais onde este público está presente, como criar diferenciais para o evento etc. A partir desses dados é possível montar uma estratégia abrangente, que inclua anúncios online, ações, conteúdos nas redes sociais e até permutas com parceiros com interesses em comum.
No entanto, é preciso levar em conta que o marketing digital, em si, não deve ser pensado de forma única para uma ocasião específica. Para ser realmente eficiente ele deve ter um planejamento que vise a criação de um relacionamento contínuo com o público alvo, sendo fortalecido com ações diárias que criem diferenciais para a marca.
Dessa forma, quando chegar a hora de fazer um aporte estratégico para o evento, metade ou mais do caminho já terá sido trilhado. Afinal, o que é mais fácil, vender alguma coisa para um perfeito estranho, que não conhece a sua marca, ou para alguém que já é cliente?
Como divulgar eventos usando uma base já construída
Por isso, usar a sua base de clientes os prospects já construída é a melhor forma de divulgar eventos – principalmente na hora de usar o e-mail, uma ferramenta poderosa desde que utilizada da forma certa. O que isso significa? Que não vale comprar pacotes de endereços, nem mandar spam e muito menos bombardear a caixa de entrada dos seus contatos. Respeito ao seu público-alvo é fundamental.
Uma campanha bem lançada de e-mails pode multiplicar o seu alcance de forma barata e bastante controlável. É um excelente canal para divulgar seu evento, tanto de forma direcionada, já que você pode lançar conteúdo específico para determinada pessoa, personalizando o convite, por exemplo, quanto explosiva, com um conteúdo que permita seu livre reenvio. A escolha do relacionamento direto um a um ou de explosão depende apenas do alinhamento da sua campanha de marketing digital para eventos.
Use o inbound marketing para eventos nas redes sociais
A importância do inbound marketing vai muito além dos textos em blogs e sites. Na verdade o inbound marketing para eventos é uma das mais eficientes ferramentas para a criação de conteúdo relevante, específico e direcionado nas redes sociais, impactando seu público-alvo. Além disso, vários posts podem direcionar sua audiência diretamente para seus produtos, blog ou site, reforçando de forma intuitiva o valor da sua marca e gerando mais vendas de forma orgânica.
Algumas ações simples de inbound marketing para eventos são extremamente assertivas, como mudar a foto de capa para uma imagem do evento, criar selos para os conteúdos e hashtags para todos os posts relacionados, gerando um efeito multiplicador. Utilize-as para a criação de campanhas promocionais, pequenos desafios com prêmios e incentivos ao compartilhamento.
E não esqueça de apostar no SEO para melhorar ainda mais sua posição no ranking dos motores de busca, colocando seu evento nas primeiras páginas do Google. O Search Engine Optimization e as palavras-chave são hoje uma das principais ferramentas de inbound marketing para eventos utilizadas pelas agências de marketing digital. Na dúvida de como fazer, contrate um profissional, mas não deixe seu evento desaparecer na web.
Gere engajamento com o social proofing
Esta não é a primeira edição do seu evento? Já existem repercussões positivas sobre o seu produto? Então use o social proofing para mostrar e aumentar a credibilidade do seu evento e da sua equipe. Aproveite a opinião de participantes das edições anteriores, divulgue fotos, tire partido dos formadores de opinião e influenciadores que possam já ter participado de eventos anteriores.
Assim você estará transmitindo a segurança necessária para que participantes em potencial tornem-se efetivos. Mas não esqueça de ter a autorização por escrito, claro, também para o uso de imagem.
Use o retargeting sem dó
Quantas vezes você já procurou um determinado produto uma única vez na internet e depois ele ficou te perseguindo por todos os lugares visitados? Pois isso é o retargeting, uma estratégia de se fazer lembrar que muita gente gostaria de levar para vida pessoal. Para isso, o marketing digital para eventos utiliza um mecanismo que permite que sempre que alguém visitar a sua página ele seja identificado e posteriormente alcançado por uma rede de anúncios.
Como muita gente deixa de comprar um ingresso, por exemplo, em um primeiro impulso e até acaba esquecendo o evento, o retargeting não o deixa esquecer da ocasião. Como ele aparece a todo momento, um deles pode ser justamente aquele em que o usuário acabou de reavaliar sua agenda ou está em condições de comprar seu ingresso. Se na vida pessoal essa "perseguição" é chata, no mundo do marketing digital para eventos ela é uma estratégia de sucesso.
Mas como conciliar isso tudo a favor do seu evento?
Estratégia, estratégia, estratégia. Não tem jeito tudo deve ser muito bem planejado para não acabar se tornando um tiro no pé. Isso significa fazer uma análise minuciosa da situação atual do marketing digital da sua empresa, identificando falhas e brechas a serem corrigidas e também pontos altos que possam ser potencializados.
É preciso sincronizar os objetivos da sua empresa com as metas do evento, produzir conteúdo de qualidade pelo inbound marketing para eventos, alinhar campanhas on e offline, gerar um planejamento de SEO e definir o branding do evento. O que você precisa é de uma agência de marketing digital que tenha experiência necessária para elevar seu evento ao nível que você espera, com o retorno que você merece.
Então, que tal fazer um diagnóstico em marketing digital gratuito com quem é líder no mercado? Venha conhecer os especialistas da Garden Digital e descubra a melhor estratégia em divulgação online para o seu evento!
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