top of page

Um Blog sobre como escrever bons blogs!

Atualizado: 2 de jul. de 2022

Se você acompanha a Garden, você já sabe que ter em seu site blogs com conteúdos interessantes é essencial, mas além de conter esse tipo de conteúdo, é importante que eles sejam de qualidade!


Por isso resolvemos dar aquela mãozinha e escrever esse blog… sobre como escrever os melhores conteúdos!


Não é fácil, porém não precisa ser tão complicado


Dizer que para fazer um bom blog é só ir colocando um monte de ideias no Word e escrever “de qualquer jeito'', é uma grande mentira. Porém afirmar que qualquer pessoa pode escrever bons conteúdos é completamente verdade!


Você não precisa ser um expert em escrita, mas tem boas ideias, uma boa gramática e seguir alguns passos


Antes de escrever, se imagine como leitor


É essencial que o leitor tenha suas dúvidas respondidas em seu texto, por isso é importante que você pense bem o que gostaria de ler.


Além disso, escolha dicas relevantes e abuse delas! Quem não gosta de uma boa dica não é mesmo? Oferecendo elas ao seu leitor, você faz que ele se sinta recompensado por estar lendo seu conteúdo.


A estrutura do texto


Você tem seu assunto, suas perguntas a serem respondidas, agora é hora de organizar tudo isso!

  • Estruture bem o corpo do seu texto;

  • Pense em uma boa Introdução;

  • Faça uma conclusão que acrescente ao texto, e encerre de forma clara o assunto;

  • E por fim, faça uma chamada para os leitores continuarem consumindo seus conteúdos.

Gramaticalmente

  • Abuse dos sinônimos para não deixar seu texto repetitivo;

  • Use vários conectivos (além disso, assim como, portanto, enfim, dessa forma, em resumo… etc.), com eles seu texto tende a ficar mais fluido;

  • Faça um blog de 500 a 700 palavras.


Dê uma espiadinha na grama do vizinho!


Ter ideias inovadoras é ótimo, mas para isso você precisa de um repertório de conteúdos já existentes para formular o seu! Por isso é muito legal que ao idealizar um texto, você dê um Google, veja imagens, vídeos e a partir daí, desenvolver o seu blog!


Plágio? Tô fora!


A vida seria tão mais fácil se tudo fosse um simples "ctrl+c e ctrl+v", mas ao mesmo tempo seria tão... sem graça e repetitiva, por isso, se inspirar em conteúdos alheios é legal, mas copiar descaradamente, além de feio, é ilegal! podendo te dar muitas dores de cabeça jurídicas! E haja conhecimento para ler o "juridiquês"...


Falando nisso


Juristas que nos acompanham, por favor não se ofendam com essa parte, os textos são lindos, pomposos, mas de difícil leitura... por isso, para facilitar a leitura de seus consumidores de conteúdo, fuja de textos mais rebuscados e cheios de palavras complicadas. Procure facilitar sua comunicação.


Vale a pena utilizar algumas expressões mais usadas na linguagem do dia a dia, trocadilhos e "piadinhas", só não vale escrever errado! Portanto fique atento a gramática de "cabo a rabo" de seu blog!


Outro importante elemento é se preocupar com o tamanho dos parágrafos. Não há uma regra exata do tanto de linhas ou parágrafos antes de outro subtítulo usar, mas é de comum acordo que utilizar de 3 a 4 linhas em um parágrafo, é a forma ideal para facilitar a compreensão e deixar seu texto mais fluido.


Faça com que mais pessoas leiam seu blog!


Essa parte não há segredos, porém não é tão simples. Pois você PRECISA configurar o SEO de seu texto!


E como isso? Temos um conteúdo perfeito explicando melhor como fazer uma boa configuração de SEO em seu texto clicando aqui.


E por último, a primeira coisa!


Um bom blog também depende de um ótimo título! Isso é necessário para chamar a atenção para que as pessoas consumam seu conteúdo, então pense em títulos que resumem bem seu texto ao mesmo tempo que instigam a curiosidade de seus leitores. Mas cuidado, nada de propagandas enganosas, a primeira impressão ao começar a leitura, deve ser a mesma que a última, então nada de "Click Baits". Escreva com o seu coração e transmita um conteúdo relevante para a sua audiência e verá seus seguidores aumentarem de forma orgânica.


E aí? Esse conteúdo te ajudou? Deixe nos comentários e continue acompanhando o nosso dia a dia pelo Facebook ou Instagram! Está sem tempo de escrever um blog, a gente te ajuda! Clique aqui e fale com um especialista da Garden..

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page