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5 Campanhas para melhorar as vendas do seu restaurante

Atualizado: 3 de dez. de 2022

O mercado de food service se amplia cada vez mais, e ter conhecimento dos diversos conceitos que podem ser trabalhados nas estratégias de marketing para restaurantes é essencial. Para elevar o número de vendas e clientes satisfeitos em seu restaurante, é recomendável traçar estratégias e estar sempre inovando.

Para ajudar você a alcançar seus objetivos e conseguir o sucesso da sua empresa, a Garden Marketing Digital separou 5 Campanhas para aumentar as vendas do seu restaurante.



1 - Trabalhe o seu diferencial


Destaque bem as qualidades do seu negócio, pense no que seu restaurante é referência, seja no preço, na qualidade, no estilo, o que o faz diferente dos demais. Trabalhe esses fatores que o diferenciam à seu favor, destacando-as e criando uma marca registrada que pertence apenas a sua empresa, assim ela poderá ocupar um lugar de destaque diante a concorrência.

Pense também na imagem que seu restaurante quer passar, e se as estratégias utilizadas hoje na sua empresa são correspondentes a mensagem que seu negócio deseja transmitir. Se a imagem passada não é a desejada, talvez seja a hora de investir em novas métricas.

Um bom exemplo de como trabalhar suas qualidades é fazer vídeos. Por exemplo, se o diferencial for a estética do seu restaurante, faça vídeos mostrando a fachada, as mesas e a iluminação do seu estabelecimento. Se o seu ponto forte for um prato típico, mostre o preparo e a montagem desse prato, além do funcionamento do seu restaurante.



2- Aposte no atendimento de qualidade e personalizado


Um bom atendimento é imprescindível em todos os estabelecimentos, pois o foco sempre é agradar o público. Sendo assim, é recomendável realizar estudos prévios sobre o público-alvo, entender o perfil econômico e também os problemas e necessidades de seus clientes. Isso permite que você o conheça e assim ofereça um atendimento que supere suas expectativas.

Um exemplo de atendimento bem eficaz é o atendimento personalizado, que consiste em criar seu próprio padrão de atendimento. Assim, todas as vezes que o cliente visitar uma de suas unidades, ele saberá como será atendido e essa previsibilidade cria vínculos positivos entre negócio e cliente.

Uma forma de aprimorar seu atendimento torná-lo mais próximo é através das redes sociais, utilizando por exemplo os stories no Instagram. Ao colocar stories frequentemente sobre o funcionamento, prato do dia, promoções, enquetes, etc., você cria uma interação com o público e consequentemente um vínculo.

Você pode baixar alguns templates gratuitos como os da imagem abaixo em sites como o Freepik



3- Realize Eventos


Um exemplo de divulgação que vem dando certo é a realização de eventos e festivais. De acordo com dados dos organizadores de um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, o Restaurant Week, eventos como esse podem chegar a gerar uma crescente de até 35% no movimento de restaurantes.

A realização de eventos e festivais sempre acaba chamando a atenção de novos clientes para o estabelecimento, além de fazer com que o nome do restaurante apareça em diversos canais de mídia.



4- Cuide da comunicação visual do seu restaurante


O espaço físico do seu estabelecimento ou ponto de venda tem grande contribuição para o aumento de suas vendas, mostre a seus clientes que lá eles poderão desfrutar de um ambiente agradável e de uma excelente comida. Para isso use a comunicação visual à seu favor, invista em elementos como linguagem, tamanho, cores, luzes e crie um ambiente harmônico, onde seu público possa se sentir especial.

Aposte na criação de um ambiente típico que tenha relação com a identidade da sua empresa. Por exemplo, se seu estabelecimento trabalha com comida mineira, coloque elementos rústicos e da roça no espaço do seu restaurante; se seu serviço for direcionado para o público jovem, traga áreas e móveis com design mais jovial e moderno, além de espaços abertos, como área para fumantes.

Dessa forma, além de criar uma identidade para sua empresa, as peças visuais comunicarão seus valores e sua proposta de negócio.




5- Delivery online

Trabalhe com delivery! Atualmente o número de pessoas que pedem comida através de aplicativos cresce cada vez mais, um exemplo disso é o IFood que é líder de mercado e está presente nas principais cidades. Há outras plataformas de delivery como: Rappi, Aiqfome, UberEats, que também podem ser levadas em consideração.

Esses aplicativos costumam cobrar uma comissão que gira entre 10 e 12%. Algumas empresas cobram ainda uma mensalidade em torno de R$ 99,00. Entretanto, estes aplicativos realmente aumentam e facilitam os seus pedidos de delivery. É uma boa opção para quem deseja aumentar suas vendas.



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