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Seu público alvo é todo mundo?



Se você tem uma empresa é claro que já ouviu falar em marketing digital – afinal sem ele é decretar morte certa no mercado, seja qual for o seu produto ou serviço e a qualidade do seu fornecimento. É simples: em tempos de internet, quem não é isto na rede é como se não existisse. Mas o problema é que nem todo mundo que o vê se interessa pelo o que você tem a oferecer, certo? E esse é um erro bastante comum de quem não sabe que é preciso montar uma estratégia para ser visto por quem procura o que você está vendendo. Claro, se você vende automóveis, não adianta ser visto por quem quer comprar uma geladeira. Parece básico, não é mesmo? Só que você pode aprimorar bastante essa relação com seu público-alvo de forma a falar a mesma linguagem que ele, oferecendo o que ele procura. Veja como definir seu público-alvo, uma das ferramentas do inbound marketing.

Conhecendo e atraindo seu público-alvo com o inbound marketing


Também conhecido com marketing de atração ou novo marketing, o inbound marketing é um conjunto de técnicas de definição, conhecimento e atração do seu público-alvo com causa bem definida: fazer você vender mais criando um relacionamento com seu futuro cliente. Só que se você tentar agradar a todo mundo vai parecer cego atirando em meio a um tiroteio, para todo lado sem acertar ninguém.

Então, pense como se fosse um namoro. O ideal é ter algumas informações sobre aquela pessoa para iniciar uma abordagem, puxar assunto, criar algum tipo de identificação, certo? Por isso, se você tem um produto, você deve procurar algumas respostas sobre a quem ele se destina.

Quanto mais informações, mais assertiva sua campanha de marketing digital


Pense em perguntas que vão ajudá-lo a criar um perfil do seu cliente, o que chamamos de avatar, a personificação do seu público-alvo. A maioria é homem ou mulher? Em que faixa etária? Qual o grau de instrução, faixa de consumo, responde por alguma área profissional específica? É profissional liberal? Quais seus maiores hábitos? Mora sozinho, com os pais, com crianças? O que gosta de fazer nas horas de lazer? Qual a sua maior dificuldade, porque ele se interessaria pelo seu produto, qual a dificuldade que o seu produto pode solucionar?

Para conseguir essas respostas, você pode até utilizar os meios tradicionais, como telefone e enquetes ao vivo, mas a forma mais eficiente é lançando mão das ferramentas de marketing digital, como e-mail, redes sociais e até alguns softwares, como o Customer Relationship Management (CRM), ideal para quem já tem um site ou blog e que recolhe algumas informações automaticamente através de formulários. Por outro lado, pelo Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, você pode fazer enquetes, testar conteúdos para traçar um perfil e mensurar pelas curtidas, compartilhamentos e comentários. E você não precisa escolher entre uma dessas ferramentas, pode usá-las simultaneamente para recolher dados de forma contínua.

Como utilizar as informações sobre seu público-alvo?


Quanto mais você conhecer seu público alvo, mais certeira será a sua campanha de inbound marketing. Através dessas informações você poderá definir palavras-chave, o conteúdo mais efetivo de posts para redes sociais, o tipo de linguagem mais adequado, o melhor local para a colocação de anúncios através da geolocalização, definir o melhor nicho para a sua atuação - quanto menor e mais específico o nicho maior a sua mira – e até os horários que dão mais resultado para interação.

Você gastara menos nas suas campanhas e terá um alcance muito maior, conseguindo resultados mais positivos em menos tempo. Claro que nada vai acontecer de uma hora para a outra mas quanto mais informação você colher, mais direcionada será a sua campanha, mais envolvimento conseguirá com o seu público-alvo e mais naturalmente os resultados começarão a aparecer.

Mantenha seu produto em constante adaptação

Outro ponto positivo de identificar seu público alvo é poder aperfeiçoar o seu produto continuamente adaptando-o às expectativas dos seus clientes em potencial. As grandes marcas fazem isso constantemente, em um processo sem fim de aperfeiçoamento - até porque o os hábitos do consumidor não são estáticos, assim como a sociedade e a própria internet, que também estão em constante mudança. Lembre-se sempre de que é você que tem que se adaptar ao público-alvo, não o contrário.

Mas não esqueça de manter seus clientes depois da primeira compra, porque o processo de fidelização é tão ou mais importante do que o de captação. A venda é um processo que, bem trabalhado, fideliza o cliente que ainda pode servir de multiplicador da sua marca, fixando ainda mais a sua imagem no mercado. Capriche na pós-venda e faça seu público-alvo sentir-se especial. O resultado você verá no aumento das vendas.

E então, ainda ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre inbound marketing e como atrair seu público-alvo? Compartilhe suas sugestões conosco aqui nos comentários abaixo!

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