O papel do vendedor tem mudado ao longo dos anos. Enquanto há um tempo atrás o vendedor podia falar absolutamente tudo a respeito de um produto, sem sequer ser questionado, os consumidores de hoje em dia não são mais tão crédulos. O consumidor moderno, com apenas um clique de um botão, tem acesso a uma quantidade imensa de informações sobre você, seu negócio, seus pontos fortes e suas limitações, ou seja, você precisa ser um pouco mais criativo no seu argumento de vendas.
Então, nesta época de sobrecarga de informação, como é que o vendedor moderno consegue transmitir seu discurso de vendas, explicar as necessidades do mercado e virar um sucesso em seu meio? Pesquisamos pela web para encontrar as melhores respostas possíveis, para que você possa fazer suas vendas de forma eficiente e sem perder a calma.
Seja um agente de vendas honesto
Você sabe que seu negócio é fantástico. Você está em total sintonia com seu produto, e fez de tudo para ter em mente uma mensagem de vendas que te dá orgulho em transmitir. Mas, apesar de tudo o que você possa ter para oferecer, há sempre um limite que seu maravilhoso produto ou serviço podem alcançar.
Mais do que em qualquer outra época, os consumidores de hoje em dia estão absolutamente conscientes da variedade que existe no mercado e cientes dos preços e das vantagens competitivas. Com esta abundância de informação há uma grande chance de que os clientes para quem você está vendendo não acreditem em tudo o que você diz, por isso é crucial ganhar a sua confiança. Compreender os pontos fortes e os fracos de sua empresa é a maneira mais fácil de ganhar a confiança do seu cliente. Quanto mais cedo você apontar os fantásticos atributos que fazem sua empresa se destacar e aqueles pontos que são mais fracos, mas que você ainda está trabalhando para melhorá-los, mais fácil vai ser conseguir realizar essa venda.
Seja sempre agradável
Todos nós temos nossos locais favoritos para os quais sempre gostamos de voltar. O bar favorito onde todos nos conhecem pelo nome ou aquele salão de cabeleireiro onde o corte de cabelo é exatamente como a gente quer. Sabemos que o bar jamais chegará a ter classificação no guia Michelin e que o cabeleireiro não estará no próximo número da revista Vogue, mas mesmo assim continuamos voltando porque as pessoas que trabalham nesses locais nos fazem sentir bem.
Mesmo que você não se considere o melhor vendedor do mundo, sua maravilhosa atitude e personalidade podem te levar a fazer muito mais vendas do que você possa imaginar. Então o que é que acontece quando você quer construir um relacionamento com seus clientes mas sua grande ambição torna isto impossível? Se você tem um site fantástico, um belíssimo blog ou uma grande presença nas mídias sociais, você tem uma excelente oportunidade de interagir com sua base de clientes e deixar o brilho de sua personalidade alcançar suas vendas. Em termos de marketing, este brilho pessoal no seu negócio é a voz e o tom da sua marca.
Esteja em sintonia com as necessidades do seu cliente
Qualquer representante de vendas pode divagar sobre os benefícios do seu produto ou serviço, mas só um verdadeiro profissional pode apontar exatamente quais de todos esses maravilhosos atributos estão em sintonia com as necessidades de cada um dos seus clientes. Antes de começar todo um discurso sobre como seu negócio é tão melhor que a concorrência, é importante compreender qual o problema específico que seu cliente precisa resolver e como seu produto ou serviço pode ajudá-lo a alcançar este objetivo. Agora, voltando ao assunto de ser um agente de vendas honesto… quanto do problema do seu cliente pode ser resolvido com o que você está lhe oferecendo?
Então como cruzar esta ponte e compreender profundamente como você pode ajudar seu cliente? Daniel Pink, um guru de vendas, diz que mais do que dizer aos seus clientes como alcançar o resultado desejado, ajude-os a compreender melhor o próprio problema para que essencialmente eles próprios possam te dar a solução que desejam.
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Fonte: via Wix
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