Com a crise que se instalou em nosso país as pessoas estão cada vez mais cortando gastos que elas julgam desnecessários e um dos primeiros riscados da lista é comer fora. Esse novo hábito da população levou muitos donos de restaurantes pensarem em fechar seu negócio e investir em outras coisas.
Mas calma, se você se inclui nisso, não se desespere. Apesar de ser uma tendência as pessoas diminuírem a ida aos estabelecimentos alimentícios isso não significa que elas deixaram de ir totalmente, elas apenas se tornaram mais seletivas na hora de escolher o melhor lugar para comer fora.
Isso significa que aquele restaurante que quer continuar de portas abertas, terá que se reinventar e marcar presença no comércio para conseguir atrair os consumidores.
Logo, desenvolvemos esse conteúdo para ajudar os empreendedores do ramo alimentício a pensar em soluções criativas que serão capazes de...
Replanejamento
Se as táticas antigas não estão mais dando certo, a solução é fazer um replanejamento do restaurante.
Isso quer dizer que você deverá seguir alguns desses itens:
Defina seu público alvo
O perfil das pessoas mudou, logo você terá que pensar quais os tipos de clientes que frequentam seu estabelecimento.
Leve em consideração a idade, sexo, classe social e até mesmo o gosto musical. Tudo isso pode fazer a diferença e consequentemente ajudará você a pensar em todos os outros quesitos importantes para seu sucesso.
Definir o cardápio
Pensando no tipo de alimento que o seu público alvo consome, defina um cardápio que seja atrativo para eles.
Por exemplo, se as pessoas que frequentam seu estabelecimento são jovens, que preferem comidas rápidas, inclua pratos práticos e rápidos como sandwiches e outras comidas que podem ser transportadas facilmente.
Cardápio completos para refeições em família e datas comemorativas
Comidas rápidas e diferentes para reuniões de negócios e encontro entre amigos
Cardápios diferenciais para pessoas vegetarianas e veganas
O ambiente
Invista em ambientes inovadores e aconchegantes e aproveite que a moda agora é ter vários ambientes em um mesmo estabelecimento, pois assim é possível atender a um público bem maior de pessoas diferentes.
Confira algumas ideias a seguir
Verificar os preços
Não pense que colocando um valor mais baixo você conseguirá atrair mais clientes, na verdade o resultado pode ser muito negativo.
Uma quantidade abusiva de preços baixos vai lhe impedir de criar promoções e descontos especiais, o que impactará diretamente na quantidade de clientes que você consegue atrair.
Coloque um preço justo pelo seus pratos, levando em conta todos os custos que você teve para prepara-lo, água, energia, funcionários, investimentos na infraestrutura e tudo que estiver ligado ao valor final.
Uma dica fundamental que damos é a realização de promoções e descontos especiais, eles podem ser promoções em que o aniversariante e um acompanhante não pagam, compre um prato e ganhe a bebida, ou a quarta do "descontasso", sexta dos casais.
Um cartão fidelidade também ajudará você a criar uma clientela fiel e gerar indicações, segue um modelo que criamos que você pode usar em seu estabelecimento, basta colocar sua marca e imprimir, qualquer dúvida só deixar seu comentário que entraremos em contato com você.
Vai aí a dica de ouro que pode ser o pesinho que deixará sua porta aberta por muito tempo.
Invista no mercado digital, isso não significa criar uma página no Facebook e colocar fotos dos seus produtos, isso até ajuda mas é 0,001% do que você terá que fazer para ser referência entre a concorrência e conseguir terminar o mês sem ficar no vermelho.
Siga alguns passos muito importantes na hora de fazer o marketing digital de seu estabelecimento.
- Esteja nas redes sociais Mais de 80% das pessoas que consomem em estabelecimentos alimentícios, procuram referências na internet. Saiba AQUI qual a melhor rede social para o seu restaurante.
A maioria das buscam concentram-se nas redes sociais, lá as pessoas buscam informações sobre restaurantes, padarias, bares, elas esperam encontrar fotos, comentários e tudo que ajude-a a estabelecer uma ideia de como é o lugar em que ela vai comer ou beber algo
- Invista em se posicionar nos primeiros lugares na busca do Google
Para conseguir isso você terá que: 1) Ter um site com um conteúdo otimizado, ou seja, um conteúdo rico para as pessoas certas.
2) Você pode colocar um portfólio dos seus produtos lembre-se que você deverá valorizar mais os atributos do prato do que o preço. 3) Poderá também, colocar depoimento de clientes, matérias sobre alimentação, dicas, vídeos e o que sua imaginação permitir.
Viu como é simples? São pequenas mudanças que podem fazer grandes diferenças.
Se tiver qualquer dúvida ou se quiser mais dicas, deixe seu comentário e entraremos em contato com você.
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