top of page

Melhore suas vendas com o Efeito Barnum

Atualizado: 4 de dez. de 2019

Você já deve ter visto alguma vez na sua vida alguma publicidade, cartaz ou até mesmo uma carta de tarô que falou exatamente com você! Era incrível como aqueles dizeres representavam tudo na sua vida bem naquele momento.



Alguns chamariam de mágica ou destino, e é quase isso...mas na verdade é conhecido como Efeito Barnum. Existe um filme chamado “O Rei do Show” onde Hugh Jackman interpreta o showman Phineas Taylor Barnum, que dá o nome ao efeito que vamos explicar.

Barnum era um “mágico” que criava espetáculos envolvendo um grande pitada de charlatanismo. Em uma umas de suas atrações, ele fazia uma “leitura psicológica” de pessoas que ele nunca tinha visto na vida. Em seus shows, bastava ele apontar o dedo para algum espectador e dizer afirmações como “Você! Você está passando por uma momento de crise, não?” (ou poderia ser decisões difíceis, ou questões pessoais, etc). Desta forma seu show estava ganho, era quase impossível uma pessoa não se identificar com alguma daquelas informações.




O efeito Barnum é exatamente isso, afirmações genéricas como essas são chamadas de “afirmações de Barnum”. São afirmações generalizadas que são atribuídas a um indivíduo em específico e que são percebidas como verdade por ele. Afinal, todo mundo sonha com várias coisas e ninguém acha fácil alcançar estes sonhos. Qualquer um pode se identificar com isso, correto?

O efeito também é conhecido como efeito Forer e se você parar para pensar um pouquinho, vai perceber que somos impactados por esse efeito o tempo todo. Essa mesma técnica também é muito utilizada em “predição” de horóscopo, leitura de mãos, tarô e na Publicidade!

Mas como essa técnica se aplica ao Marketing e a Publicidade?


Podemos utilizar os princípios do Efeito Barnum para vendas. A primeira dica é personalizar suas mensagens o máximo possível (dessa forma as pessoas acharão que a mensagem é para ela). - Inclua o nome do destinatário em e-mails (mesmo que seus e-mails sejam automatizados, crie campos personalizados que possam incluir o nome, e quem sabe outros dados como profissão e etc.) Tudo que puder ser personalizado, ajudará você a conquistar o Efeito Barnum.

- Faça a legenda dos seus posts para o Instagram e Facebook com mensagens que com o qual o público do seu segmento ou empresa se interesse, como por exemplo essa legenda criada para uma empresa de Moda Fitness:

“Esse look é perfeito para você que decidiu dar mais um passo e conquistar seus objetivos , realize seu sonho agora!”

A empresa está o tempo todo mexendo com o sonho de mulheres que pensam em conquistar uma imagem “ideal”, ter uma vida mais saudável e que possuem muitas dificuldades em conquistar esse objetivo que para alguns é tão simples.



Está vendo como é fácil? As pessoas têm tendência a acreditar em mensagens que pareçam personalizadas para elas. Utilize essa estratégia em seu marketing e pronto, o efeito acontece! Acha que o Efeito Barnum não é para você? Talvez estratégicas especializadas de inbound marketing sejam ideais para o seu negócio. Agende uma consultoria grátis de 30min com a Garden Marketing Digital e saiba a melhor estratégias para alavancar suas vendas.


138 visualizações0 comentário
bottom of page