Não há hoje uma só atividade que não dependa do marketing digital para atrair leads e aumentar suas vendas, e com os coaches não é diferente. No entanto, muitos ainda não compreenderam a real extensão do poder que as mídias digitais possuem. Você já deve ter reparado que, onde quer que você vá, a maioria dos olhos está voltada para uma tela de tablet ou smartphone, portanto é lá que seus clientes em potencial estão - e é lá que você tem que estar também. Só que não basta estar, você tem que ser visto, e para isso precisa criar uma estratégia de atração dos olhos que interessam você: o seu público alvo. Nesse guia você vai aprender os principais passos e compreender como eles funcionam.
Seu público alvo
Quem são seus clientes em potencial, para qual área você é voltado? Empresários, atletas, estudantes, profissionais liberais, pessoas com problemas de sobrepeso? É fundamental que você defina para quem a sua estratégia de marketing será voltada – até para saber onde buscar o seu público alvo. Conheça todas as ferramentas digitais disponíveis. Você deve conhecer todas as ferramentas de marketing digital disponíveis para compreender como usá-las. Hoje, basicamente, você tem site, blog, SMS, Whatsapp, redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Linked In – as mais famosas e eficientes), e-mail marketing, newsletter. Vale a pena conhecer um pouco também sobre o que é a geolocalização e como utilizá-la para colocar banners e anúncios aparecendo na busca das pessoas certas, em vez de atirar para todos os lados. A geolocalização permite que você encontre seus leads em determinada região escolhida por você, de forma que sempre que os buscadores forem usados com determinadas palavras-chave seu anúncio apareça na pesquisa.
Aposte nas redes sociais
Ter uma página o Facebook é o primeiro passo para ingressar no mundo da divulgação digital: ele é a rede social mais acessada do mundo e permite um alto grau de interação com o seu público. Faça posts pequenos – mas sempre atualizados, originais e sobre assuntos relacionados à sua atividade e, principalmente, relevantes. Além de você multiplicar seu alcance através dos compartilhamentos, ainda há a possibilidade de interação através dos comentários, o que permite que você perceba também o que está e o que não está funcionando.
Se você tem facilidade em se comunicar oralmente, criar uma conta para a postagem de vídeos no Youtube também dá ótimos resultados para o coach. Mas lembre-se: você deve falar de forma atraente, direta e clara, e os vídeos devem ter ótima qualidade. No LinkedIn você pode aumentar seu networking, interagindo com colegas de profissão e profissionais afins. Aproveite para entrar em fóruns e participar de grupos, onde você fortalecerá também cada vez mais a sua marca no próprio meio.
Já o Instagram pode ser usado com mais moderação. Ele também aceita pequenos vídeos, mas o forte são as fotos. Poste eventos promovidos por você ou dos quais participou, pequenos depoimentos de clientes, algumas dicas que agucem a curiosidade do seu público alvo.
Por que o conteúdo é tão importante?
Bem, o óbvio é que é através dele que seus leads o conhecerão, saberão que tipo de profissional você é, o seu nível de conhecimento e o que tem a oferecer. O que talvez não seja tão óbvio é que ele é essencial para que seu post (e, portanto, você) apareça nos primeiros resultados das páginas de busca, a chamada busca orgânica, aquela na qual você não paga por cliques. Os algorítimos dos motores dos principais sites de busca (Google, Yahoo, Bing etc) mudam de acordo com o comportamento dos usuários, mas basicamente eles buscam pelos conteúdos mais relevantes, atualizados, bem escritos (sem erros de português) e originais – portanto nada de cópias. Você pode até compartilhar conteúdos de outras páginas, sempre com o devido registro de origem, mas tanto maior será a sua presença online quanto originais forem os seus conteúdos.
Tenha um site ou blog para chamar de seu
A verdade é que as redes sociais são excelentes meios de divulgação, mas não são suas: elas podem simplesmente acabar de uma hora para a outra com tudo o que você fez acaba virando nuvem, literalmente. Você deve se lembrar do Orkut.
Já um site ou blog é, literalmente, seu: faça um domínio próprio e o divulgue para que seus amigos e clientes possam encontrá-lo com facilidade. Nele você deve mostrar tudo o que tem a oferecer, sua história, suas conquistas, seu método, sua programação, enfim, o seu trabalho de coaching. Você o personaliza da forma que quiser e melhor reforçar a sua comunicação visual e o deixa com a sua cara.
As vantagens são muitas: é barato, você alimenta o relacionamento com os clientes aumentando a taxa de fidelização, aumenta ainda mais a sua presença na internet, ajuda o seu público alvo oferecendo conteúdo realmente relevante e mais aprofundado do que nas redes sociais, e ainda pode tornar-se uma referência no assunto devido à qualidade de seus textos e o nível de conhecimento e relevância contido neles. Além disso, você ainda estará promovendo seu nome de forma constante, ajudando a educar seu público e a mostrar como o coaching é um diferencial na vida de um profissional, criando a necessidade em novos clientes e ainda aumentando a sua lista de e-mails. Mas não esqueça: uma boa estratégia de marketing contempla vários canais de divulgação.
Faça uma gestão de carteira de clientes eficiente
Há várias ferramentas disponíveis no mercado para ajudar você a gerir com eficiência a sua carteira de clientes, como os softwares de CRM (Customer Relationship Management). Eles aumentam a lucratividade reduzindo custos ao organizar e automatizar processos, integrando tecnologias para sincronizar vendas, atendimento ao cliente e até as estratégias de marketing utilizadas.
Dessa forma, o CRM pode ajudá-lo a gerenciar projetos online, sua produtividade e organização pessoal, a criação de sites, blogs, landing pages (automatização de marketing) e ainda criar uma área de membros, aumentando o nível de integração da sua networking, e webinars.
Não esqueça que, assim como o coach, o marketing digital é fundamental para levar você de onde está para onde quer chegar. Afinal, você mesmo é sempre o seu melhor investimento
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