Agência de Marketing Digital | Ribeirão Preto | Garden Digital Dono de supermercado? 6 dicas para tirar melhor proveito nas redes sociais

Dono de supermercado? 6 dicas para tirar melhor proveito nas redes sociais


Comercializar gêneros alimentícios sempre foi um bom negócio, tanto que há quase um século os tradicionais armazéns já precisavam ser tão grandes para dar conta da demanda, que em 1930 surgiu o primeiro supermercado, o King Kullen, nos Estados Unidos. As principais características do novo modelo de vendas – deixar que as pessoas se servissem sozinhas e a prática de preços bem mais baixos – logo tornou-se um sucesso e em apenas seis anos seu idealizador, Michael Cullen, já tinha 16 filiais em Nova York. Hoje, o modelo já não é novidade e quem quer ter o mesmo sucesso do pioneiro tem que saber investir no marketing digital – especialmente nas redes sociais. Veja aqui 6 dicas infalíveis para você aproveitá-las ao máximo e multiplicar seus negócios.


1. Use o Facebook para divulgar suas ofertas diárias

Qualquer dono de supermercado sabe que para driblar a concorrência precisa ter boas ofertas diárias – mas é preciso que o público tome conhecimento delas. Hoje pelas redes sociais isso pode ser feito de forma instantânea e o Facebook é a rede mais eficiente para este caso. São nada menos que 1,59 bilhão de usuários em todo o mundo. Então imagine, com um crescimento anual de 25%, o alcance do Facebook em relação ao seu público alvo. Quem já usa a estratégia vê resultados na hora: toda vez que por algum motivo as ofertas não são colocadas o próprio público cobra a postagem.

E isso não acontece à toa. A pesquisa de preços online é arma encontrada pelos consumidores para garimpar as melhores ofertas nos supermercados próximos à sua casa. E já há até páginas especializadas de grupos que se formaram justamente para divulgar essas ofertas e criar uma espécie de economia compartilhada. Tudo o que você precisa é fazer parte desse movimento, integrando seu supermercado na rota do consumidor de forma inteligente.


2. Defina objetivos para conquistar novos clientes e fidelizar antigos

Não vale atirar a esmo, defina suas metas e seu público alvo. Para quem os produtos da sua gôndola são voltados? Qual a classe social, a média de idade que frequenta o local, quais os dias de mais movimento? Para conseguir novos clientes você deve ter seus posts compartilhados, por isso crie campanhas atraentes e posts que levem informação relevante ao consumidor. Anuncie também vantagens para os clientes assíduos, como descontos em produtos de determinada linha para compras acima de um certo valor ou dias de promoções – fidelizando seus clientes.


3. Crie e divulgue diferenciais

Que tal fazer um brainstorm e pensar em tudo o que você pode fazer para se destacar da concorrência? O cliente pode fazer compras por telefone? Você tem entrega gratuita? Em quanto tempo essa entrega pode ser realizada? Crie cupons de desconto, agregue serviços ao seu local físico – como barbearia, salão de beleza, lanchonete, floricultura, loja de presentes – e faça posts sobre eles também, levando o seu público alvo ao seu supermercado com mais frequência.


4. Mostre os bastidores da rede

Não se engane: todo mundo gosta de saber o que acontece no backstage – quem não vê as cenas de making of dos filmes? E se você oferece um serviço de qualidade, o que é essencial para o sucesso do seu supermercado, não há porque esconder o que acontece nos bastidores. Mostre o dia a dia dos funcionários, as frutas e legumes chegando cedinho, o corte das carnes antes de chegarem ao açougue, funcionários felizes tomando aquele cafezinho e até a escolha dos melhores fornecedores. Este tipo de post cai muito bem também no Instagram, principalmente se as fotos forem de qualidade e bem caprichadas. O texto pode ser curtinho, porque a ideia é apenas aproximar o público da rotina do seu negócio. O número de seguidores vai multiplicar – e suas vendas também.


5. Invista nos anúncios patrocinados também

Eles podem ser um bom reforço para a sua mídia espontânea, ajudando a tornar seu supermercado ainda mais conhecido. Você pode definir o público alvo para o qual deseja que ele apareça, os dias e até os horários. De acordo com Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, os lucros do quarto trimestre de 2015 cresceram mais que o dobro, chegando a US 1,6 bilhão – e você pode ter sua cota nisso. Segundo ele, 65% dos usuários da rede a acessam todos os dias e fizeram com que as ações da gigante subissem nada menos que 7% nas negociações eletrônicas em Wall Street. Precisa dizer mais? Então tá: em 2015 o volume de negócios via Facebook aumentou impressionantes 44%, chegando a US$ 17,9 bilhões. só fica fora quem não quer fazer sucesso.

6. Publique regularmente explorando todos os recursos

A regularidade das postagens é um dos fatores mais importantes da sua estratégia de marketing voltada para as redes sociais, você deve criar uma rotina em seus seguidores, deixando-os ávidos pelo próximo post – que deve acontecer pelo menos uma vez por dia. Assim você fortalece a sua marca e aumenta o engajamento do seu público. Mas use a criatividade e explore todos os recursos que as redes oferecem, sempre com bom senso, é claro: texto, fotos e vídeos.

Mas não faça

- Não exagere na quantidade de posts para não virar um chato.

- Não minta sobre nenhum aspecto ou deixe margem para interpretações errôneas.

- Não cometa erros de português.

- Não fale mal da concorrência.

- Não deixe de responder aos comentários, mesmo quando desfavoráveis.

- Não deixe o bom humor e a criatividade de lado – e muito menos o bom senso.

- Não perca a paciência, e não use palavras de baixo calão ou assuma posições políticas ou ideológicas polêmicas.

- Não deixe de reconhecer um erro, mesmo que isso signifique algum tipo de prejuízo.

Sabendo usar a toda a força das redes sociais você estará colocando o seu supermercado em um patamar de sucesso que você nunca imaginou e conquistando muito mais clientes!

#supermercado #clientes #diferenciais #anúnciopatrocinados

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

SOBRE

A GARDEN

AS

REDES SOCIAIS

CNPJ: 21.511.052/0001-00

R. Mal. Rondon, 236 | Sala 02

Jardim Sumare

CEP: 14025-430
Ribeirão Preto, SP

© Copyright 2013 - 2020 | Garden Marketing Digital. Todos os direitos reservados.