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Como funciona a consultoria de marketing digital


Para se ter um negócio de sucesso não basta apenas oferecer serviços e/ou produtos de qualidade, é necessário ter ações estratégicas de marketing digital para atingir o público alvo da forma mais eficaz, além disso, também é importante uma ótima comunicação com o mercado, transmitindo seus valores e qualidades.

O Marketing Digital de uma empresa pode ser feito através de uma equipe interna, agência de publicidade/marketing ou simplesmente pelo proprietário, quando se trata de pequenos negócios. O importante não é o "Quem faz", mas sim, o "Como se faz", pois pode parecer uma tarefa simples, mas muitas pessoas e até mesmo agências cometem erros na hora de fazer marketing digital.

Nesse ponto entra a consultoria ou assessoria de marketing digital. Muitas pessoas ainda desconhecem como é feita e para que serve, logo, fizemos esse conteúdo para sanar diversas dúvidas.


O que é consultoria de marketing digital?

A consultoria é uma ferramenta usada por empresas que possuem pouco ou nenhum conhecimento em marketing digital, ou para aquelas que querem resolver um problema e não sabem como e nem por onde começar. Ela é indicada para qualquer tipo de empreendimento, desde a barraca de cachorro quente da esquina até empresas multinacionais, basta que a empresa esteja disposta a receber esse tipo de serviço que pode ser a cereja do bolo na hora de definir o sucesso de um negócio.

Como é feita?

A consultoria pode ser feita em 4 etapas, sendo estas:

1) Análise

Nesta fase é traçado um panorama geral do mercado e da sua empresa. Para isso, deve-se conhecer mais a fundo a empresa, caso ela não possua missão, visão e valores, serão criados, bem como, serão definidas as metas para que o sucesso seja obtido. É também de extrema importância fazer uma pesquisa do mercado de atuação da empresa e como está em relação aos seus concorrentes.

2) Planejamento

Agora que já é conhecido o perfil e as metas da empresa, é hora de fazer o planejamento estratégico do marketing de conteúdo, que são guiados pelos seguintes tópicos: - Definição das personas - Definição da jornada de compra - Definição dos tipos de conteúdos

Essa etapa é muito importante e a eficácia das métricas serão determinadas aqui! Portanto, saiba bem quem são as pessoas que adquirem os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, quais são os perfis, como: idade, sexo, hábitos de compra. Defina também em qual estágio da jornada de compra se enquadram, por exemplo, ela está entrando em contato pela primeira vez com os serviços ou já é alguém que adquiriu algo da empresa? Tudo isso servirá para você conseguir planejar o tipo de conteúdo certo para cada tipo de persona e de jornada de compra, escolha bem as palavras-chave e o formato do conteúdo para que seu site se posicione nas melhores colocações de resultados de busca. 3) Implementação

Agora é a hora de tornar todo conteúdo aprendido em prática, visando melhor atender sua estratégia e otimizando as ações, para que haja o cumprimento das metas. As ações podem ser: - Criação ou "redesign" do site - Implementação de Softwares e CRM's - Desenvolvimento de conteúdos otimizados em SEO - Desenvolvimento de Landing Pages - Criação de campanhas promocionais - Monitoramento das redes sociais - Envio de e-mail marketing - Criar links patrocinado - Educação da equipe de vendas (Inside Sales) 4) Monitoramento

Não basta cumprir as 3 etapas anteriores e não monitorar os resultados, é como nadar e morrer na praia. Um bom monitoramento é essencial para analisar se a estratégia necessita de ajustes, ver qual a origem do seu público e analisar as métricas obtidas no geral. É algo que se deve fazer diariamente e demanda um certo tempo, mas o ROI (Retorno sobre investimento), surpreende quem implanta essas 4 etapas com maestria.

Quanto tempo dura?

O tempo de duração é variável, pois na maioria das vezes é estipulado por quantidade de consultas. O mais comum no mercado é vermos 10 consultas com duração média de 1 hora cada. Mas antes de se perguntar quanto tempo dura, você deve se questionar: "Em quanto tempo quero obter sucesso na minha empresa"? É tudo uma questão de perspectiva e importância. Você poderá contratar os serviços de consultoria no tempo que achar que a sua empresa merece e necessita. Não procrastine, seu concorrente pode sair na frente.

Quais os principais benefícios?

Os benefícios para quem adquire esse tipo de serviço são incontáveis, a consultoria irá ajudar você chegar onde sempre quis estar de uma maneira mais rápida, fácil e econômica. Seu site pode ser "rankeado" nas primeiras posições das mecanismos de busca, o que aumentará seu número de leads e clientes, bem como a satisfação pré e/ou pós compra serão melhoradas, e o mais importante, você verá os resultados quando fizer o fechamento no final do mês, e a única dúvida que restará é " Porque não realizei uma consultoria antes?"

Consultoria x Assessoria

A maioria das pessoas não sabem identificar qual a diferença entre uma "Consultoria" e uma "Assessoria" e caem no erro de achar que são a mesma coisa e contratam o tipo de serviço errado para o perfil da empresa. Assessoria: é um trabalho de longo prazo que tem um foco mais operacional, pode ser comparado a uma assistência que é prestado para uma empresa ou pessoa, quando essa possui alguma dúvida ou problema. A assessoria é ideal para aqueles empresários que estão enfrentando problemas e não sabem como identifica-los e resolve-los, logo, o assessor irá assumir o controle da situação para sanar essa necessidade. Na assessoria de marketing digital, pode se desenvolver serviços como: -Definição de estratégia de marketing digital -Criação de landing page -Criação de e-mail marketing -Desenvolvimento e Promoção de campanhas nas redes sociais -Postagem de conteúdos no blog e redes sociais -Envio de conteúdo por e-mail marketing -Acompanhamento dos indicadores e metas Consultoria: é um trabalho com um prazo determinado, com foco em planejamento e necessidades do cliente, em que os consultores irão trabalhar lado a lado para desenvolverem as melhores estratégias para o negócio. Isso envolve: planejamento, estratégias, gestão, aulas, dicas, treinamento para a empresa que contratou o serviço consiga resolver os problemas sozinhos ou com uma equipe dentro de casa.

Minha empresa pode pagar?

O preço de uma assessoria depende de vários fatores como: - As necessidades da sua empresa - O que foi feito durante a consultoria - A qualidade da empresa que prestou os serviços - O número de sessões Entre outros fatores que podem variar de situação para situação.

Agora imagine... A consultoria pode ser comparada a um curso profissionalizante, que você terá ótimos profissionais a disposição sempre que precisar, com a garantia de que eles irão traçar os melhores caminhos para o seu sucesso. A educação vale muito, certo? Assim como a consultoria. Agora você deve se questionar: Qual é o valor da sua empresa para você?

Quer saber como funciona uma consultoria? Fale com um dos nossos consultores ou faça aqui sua análise do marketing di digital gratuita.


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