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Marketing Pessoal - Como fazer o seu

Atualizado: 4 de Abr de 2019

Você já deve ter percebido que há pessoas que se destacam mais do que outras. E nem sempre é, exatamente, por sua competência em algum setor. Elas ganham mais atenção, parecem ter mais oportunidades, as portas se abrem com mais rapidez e facilidade. É o tal do marketing pessoal.


Algumas pessoas também trabalham seu marketing pessoal quase que por intuição. Mas vamos ser sinceros, são bem poucas, na verdade. A maioria apenas vê algumas coisas boas acontecendo com os outros e pensando por que não com elas.


Só que o marketing pessoal é para todos, e cada vez mais usado por quem quer se destacar na competitividade do mercado de trabalho ou na vida pessoal.


Empregando as técnicas certas, qualquer pessoa pode trabalhar seu mkt pessoal e conquistar diferenciais. Veja o que é, confira algumas dicas e descubra por que vale a pena investir nele.


Como funciona o marketing pessoal?


Antes de mais nada, é preciso entender como ele funciona. Basicamente, o marketing pessoal consiste em mostrar ao mundo seu potencial, suas qualidades e o que faz de você uma pessoa especial – sem, contudo, parecer arrogante ou egocêntrico.

Sim, porque essa é exatamente a diferença entre uma pessoa exibida, digamos assim, e uma que sabe trabalhar seu marketing pessoal. Enquanto a primeira muitas vezes desperta apenas a antipatia, a segunda encanta seu público.


Com as estratégias de marketing pessoal você não só não passa despercebido, como ainda promove sua imagem, destaca positivamente suas habilidades e agrega valor à sua atividade.


Veja como colocar seu marketing pessoal em prática


A eficiência vem através da estratégia. Veja como colocar em prática com essas marketing pessoal dicas:


Conheça bem a si mesmo


Praticar o autoconhecimento é muito importante para colocar em prática o mkt pessoal. Identifique, de forma honesta e realista, seus pontos fracos e pontos fortes e o que você pensa sobre eles.

Esse exercício deve ser feito tanto em relação a aptidões técnicas quanto comportamentais/sociais. Paciência, resiliência, tolerância, autoconfiança, inteligência emocional, liderança, capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir o outro, etc. são pontos que devem ser levados em consideração.

Pense como seria possível trabalhar os pontos fracos, como lidaria com dificuldades e o que é possível fazer para melhorar ainda mais seus pontos fortes.


Fique atento à postura corporal


Nosso corpo envia mensagens às pessoas à nossa volta o tempo inteiro e ter consciência disso também faz parte do marketing pessoal. Qual é a sua postura diante de uma dificuldade, ao conhecer um estranho, ao ser apresentado a uma tarefa?


Por exemplo, pessoas que andam curvadas ou se mantém de braços cruzados passam a mensagem de isolamento. Mãos nos bolsos significam tédio ou falta de interesse. Sentar-se torto não impõe respeito.


Da mesma forma, procure olhar sempre nos olhos de quem está falando com você. Assim você estará transmitindo sinceridade, transparência, interesse e respeito de uma forma não-verbal.

Mantenha o corpo ereto, braços ao longo do corpo. Sua postura deve demonstrar autocontrole, atenção e abertura para o que está ouvindo.



Tenha iniciativa


Pessoas que têm iniciativa e são proativas tendem a se destacar na multidão. Para trabalhar seu marketing pessoal, tome à frente, sem esperar que digam o que fazer.


O marketing pessoal como fazer também é uma questão de iniciativa. Isso não significa, no entanto, que sua ideia terá que, obrigatoriamente, ser aceita. Trabalhe isso também: saber lidar com uma situação em que seu pensamento não for bem aceito.


Afinal, não se acerta sempre. Pense em alternativas e procure contribuir sem rancor. Com o tempo você trabalhará mais sua aceitação, ganhando cada vez mais espaço.


Mantenha-se sempre atualizado


Seja qual for sua área de atuação, é preciso estar sempre atualizado. Uma pessoa bem informada é sempre destaque em qualquer grupo, seja um círculo de amigos ou networking. Você se torna referência.


Para isso, no entanto, é preciso não ter medo de se reciclar. Valem cursos, congressos, leituras ou workshops. O importante é conquistar e demonstrar expertise para que seu marketing pessoal ultrapasse os limites do trabalho, conquistando cada vez mais o mercado.


Cuide da sua imagem


Todo mundo sabe que a imagem é o cartão de visita e que a primeira impressão é a que fica. Frases feitas à parte, a forma como a pessoa se veste é fundamental para o marketing pessoal.

Por isso, vista-se como a pessoa que você quer se tornar, não a que você já é. Assim, se o seu objetivo for conquistar um cargo na diretoria, passe a se vestir como os diretores.


No entanto, atenção ao contexto: se o local for informal, siga essa linha para não destoar, mas sempre passando confiança e respeitabilidade pelos trajes.



Redes sociais podem ser um perigo para o marketing pessoal


Outro ponto importante é o marketing pessoal nas redes sociais. É preciso ter cuidado com o que é postado, porque elas hoje são grandes formadoras de opinião.


Use as redes sociais para passar a imagem que você quer transmitir através de posts relevantes. Deixe os conteúdos mais íntimos ou polêmicos, para grupos fechados de WhatsApp.


Quer investir de verdade no seu futuro? Há várias empresas que prestam assessoria especializada em mkt pessoal. Assim será possível traçar uma estratégia muito mais assertiva para alcançar seus objetivos.


Quer saber mais sobre marketing pessoal? Venha conversar com os especialistas da Garden Digital e descubra um novo mundo de oportunidades!

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