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8 perguntas indispensáveis para se fazer e aumentar suas vendas online.

Atualizado: Out 1

Organizamos este conteúdo para ajudar você empreendedor que precisa expandir e impulsionar o seu negócio online.

Vamos focar na plataforma Ascend by Wix - Para que ela serve? Quais suas funções? Como utilizar todos os seus recursos da melhor forma?

Quem vai dividir todo seu conhecimento e experiência, é o diretor da agência Garden Digital e Parceiro Wix Lendário, Salmo Gardino.

Antes de começar vamos percorrer juntos por algumas perguntas que recebemos previamente dos nossos clientes e leads que passam por muitas dores que mapeamos ao longo dessa transformação digital que vivemos atualmente.

Vamos começar então com a nossa primeira pergunta: 1 - Como campanhas de "e-mail marketing" podem ajudar o meu negócio? É incrível como o e-mail marketing pode muito ajudar o seu negócio a se relacionar com o seu cliente e nutri-lo com informações relevantes do produto ou serviço que vocês oferece, principalmente os leads, aqueles contatos que ainda não compraram da sua empresa.

O email marketing é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital na atualidade. Muita gente acha que e-mail marketing não funciona. Concordo, mas se não souber usar da forma correta e se não houver um planejamento prévio para o envio de qualquer conteúdo que você queira comunicar com a sua audiência o e-mail marketing pode ser prejudicial.

Sabendo utilizar o e-mail marketing da forma correta, tenho certeza que não vai se arrepender. O e-mail marketing se trata de um canal de aquisição e relacionamento com a base de clientes e contatos que ainda não compraram da sua empresa. É a maneira mais fácil e barato de se relacionar com a sua base.

Mas, como utilizar o e-mail marketing da forma correta? É muito importante estar atento a algumas dicas que vou passar aqui para você extrair ao máximo o que plataforma oferece. O e-mail marketing da Wix é muito simples de trabalhar, a ferramenta é intuitiva e é lá que você vai comunicar com a sua audiência de forma segmentada, objetiva e clara. Como vocês podem ver na imagem abaixo a plataforma Wix possui vários templates para escolher e desenvolver a sua campanha da melhor maneira possível.

Verifique o template que vai de encontro com a sua necessidade e comece a criar o conteúdo certo para a audiência correta e colha os frutos que esta ferramenta super poderosa pode fazer para impulsionar o seu negócio.



Escolha o seu template ideal para a sua campanha de e-mail marketing e comece a desenvolver para oferecer o conteúdo ideal. Caso você não encontre nenhum template que te agrade você pode criar seu e-mail a partir do zero.

Para que a sua campanha de e-mail marketing tenha sucesso é importante seguir alguns fundamentos básicos, ou seja, as boas práticas para o envio de e-mail marketing. Lembrando que e-mail marketing não é SPAM e sim, entregar a mensagem certa, na hora certa e para a audiência certa.

Algumas dicas do que pode ser feito:

  • Adicione um título atraente, objetivo, claro e relevante no campo "assunto" do seu email.

  • Nome do remetente e domínio da sua empresa seunome@nomedasuaempresa.com.br, isso traz mais credibilidade para quem recebe seu e-mail.

  • Saiba mais como obter um e-mail profissional com o Google G Suite.

  • CTA "Chamada para Ação" bem clara redirecionando para o conteúdo que você deseja.

  • Botões de redes sociais no rodapé da sua mensagem.

Um dado bem interessante: Existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Estima-se que 92% das pessoas usam esse recurso, 61% delas diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas. Fontes dos dados: Radicati Group, Pew Research e MarketingSherpa.

Seguindo esses dados o e-mail marketing é um canal de aquisição e comunicação muito eficiente para se relacionar com a sua audiência de forma ágil.

Um dos vários recursos que eu acho fantástico no e-mail marketing é o "Valor Dinâmico" como vocês podem ver na imagem abaixo:



É uma variável que você adiciona ao corpo do e-mail onde automaticamente o sistema inseri o primeiro nome do seu contato onde todos receberão a mensagem com o seu próprio nome, isto traz uma comunicação mais personalizada com a sua base de contatos e clientes.

Indo um pouco mais a fundo nesse mundo do e-mail marketing a gente tem como analisar e gerenciar todas as campanhas enviadas e verificar se estão tendo bons resultados e como pode melhorar a performance dos envios, as taxas de abertura e cliques. Isso é incrível! 2 - Qual a melhor forma de "aumentar minha lista de e-mails"?

A melhor forma de aumentar a lista de e-mail é desenvolvendo conteúdos relevantes para a sua audiência e compartilhar em seu blog. É bem simples, basta adicionar uma seção ao seu website "Assine Nossa Newsletter" ou "Fique atualizado com as novidades do meu Blog" ou até própria "Página de Contatos", enfim, você pode adicionar estas seções ao seu website para captar dados dos visitantes do seu website, assim como, nome e e-mail para manterem informados sobre as novidades, promoções, lançamentos de produtos, serviços e muito mais conteúdos do seu mercado e negócio. É importante ressaltar que o seu negócio deve ser a maior fonte de informação e conteúdo do seu negócio para os seus contatos entenderem o quanto a sua empresa é autoridade no assunto e assim você vai nutrir, engajar e relacionar com a sua base e consequentemente vai aumenta-la de maneira orgânica e sustentável.

Como vocês podem visualizar na tela deste website:




3 - Qual a diferença entre contatos e inscritos?


A diferença de contatos e inscritos é muito simples: o contato nada mais é aquele visitante que se cadastrou no seu formulário e de alguma forma solicitou uma proposta, cotação de preço ou outra informação.

Já o inscrito é aquele visitante que apenas se inscreve em seu website para receber notícias, newsletter ou qualquer outro conteúdo que você publica e compartilha. Essa é a diferença entre contato e inscritos.

Os visitantes inscritos, assim como, alguns contatos que ainda não são clientes, podem ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio. Para isso é importante gerar esses Leads e nutrir com os conteúdos do seu negócio para qualifica-los e vender para um lead qualificado não tem coisa melhor.



4 - É possível criar respostas automáticas para visitantes que enviam um formulário?


Sim, com certeza! Você pode configurar um auto responder dentro da plataforma Wix da maneira mais fácil e simples. O objetivo desta resposta automática para os contatos que preenchem o formulário do seu website é um ponto importante que devemos prestar atenção para manter este contato ativo. Quando um visitante envia um pedido de orçamento ou qualquer outra pergunta pelo seu formulário de contato dentro do seu website, automaticamente ele vai receber em seu e-mail uma resposta de que sua mensagem é importante e em breve alguém da sua empresa vai entrar em contato.

Neste e-mail de resposta automática você pode encaminhar este contato para os canais de aquisição do seu negócio, por exemplo:

  • Fazer com que ele visite o blog e leia os conteúdos do seu negócio e veja o quanto a sua empresa é autoridade no seu ramo de atuação.

  • Você pode encaminhar este visitante também para as redes sociais do seu negócio para que ele veja as publicações que você compartilha nas suas redes sociais.

  • Pode enviar uma oferta de um material rico, por exemplo, um e-book para que este visitante baixe este material e avance o contato para a próxima etapa do seu funil de vendas.

  • Também é uma forma de nutrir com algum conteúdo específico e que ajude este visitante tomar a decisão.

Como você pode ver na imagem abaixo é simples configurar esta resposta automática. Primeiro passo você precisa ir na aba Automações e clicar no botão +Nova Automação e criar a automação que desejar.


Uma delas é a resposta quando um visitante do seu website preenche o formulário. Existem outras automações que podemos falar em um outro conteúdo mais avançado.

Já as mensagens automáticas vão te ajudar a se relacionar com o seu potencial cliente e mostrar a ele que o seu negócio é altamente profissional e que você está atento aos detalhes.

Lembrando que as respostas automáticas são simples de serem configuradas no painel de controle, gestão de clientes e automações. E caso esteja com alguma dúvida e não quer perder tempo você pode sempre contatar uma agencia de marketing digital para atender a sua necessidade.

5 - Posso criar tarefas automáticas para mim quando algo acontece no meu site?

Sim! Na aba Tarefas e Lembretes você pode adicionar notas importantes para lembrar alguma atividade que você precisa fazer durante a semana. Este recurso te dá um benefício muito grande e vai te ajudar a não esquecer de nenhum compromisso, tarefa ou atividade que você precisa executar durante a sua semana. Assim você não esquece de fazer aquele follow-up de uma oportunidade que precisa ser lembrada para seguir o próximo passo.

6 - Como podemos facilitar para as pessoas entrarem em contato conosco através do site e qual a maior vantagem de usar as ferramentas do Wix para conseguir novos leads? Você pode adicionar formulário de contato ao seu site:



Com isso você vai passar uma visão ao visitante do seu site que você está lá preparado para responder, principalmente quando você adiciona o Wix Chat, hoje em dia muita gente prefere ser atendido por algum tipo de robô, no modo automático. Acham mais fácil a comunicação com a inteligência artificial do que com um ser humano, mas também, tem o oposto, aqueles que preferem o atendimento humanizado. Vamos encontrar de tudo, o importante é atender todas as necessidades. Usando o chat online você pode configurar respostas automáticas e ganhar tempo para aquelas perguntas óbvias. Dentro do Painel de Controle do seu site pode conversar com o seu contato via inbox, onde você vai ter uma comunicação rápida e eficaz respondendo sempre na hora. No Inbox você pode deixar respostas personalizadas e prontas para responder ao seu contato, pode enviar cotação de preço, faturas para pagamentos, enviar serviços e produtos, enviar agendamentos para conversas ou até mesmo reunião de apresentação de proposta ou algum serviço gratuito que você tenha adicionado ao seu site para gerar leads, enfim, a plataforma oferece vários recursos dentro do Inbox que você vai se surpreender com a quantidade de utilidades que ela oferece.

Agendamento online:



Veja abaixo as vantagens de usar as ferramentas da Wix para conseguir novos Leads


7 - Onde eu posso ver as informações coletadas dos envios de formulários?


Você pode ver as informações de contato no Painel de Controle em Gestão de Clientes e Lista de Contatos. Neste campo você consegue visualizar todos os contatos que se cadastraram no seu website e de qualquer formulário seja o da Newsletter ou Formulário de Contato. No painel você tem todo o controle dos contatos que se cadastraram no seu site.

Outro ponto importante que eu acho imprescindível para os negócios são as Etiquetas, ou seja, as segmentações onde você vai configurar as informações dos seus contatos por categorias de Cargo, Cidade, Estado, N. de Funcionários, Tamanho de Empresa, enfim, existe uma infinidade de categorias que você pode configurar. Depois que você segmentou a sua base de contatos como no site que está na sua tela.

8 - Qual a maior vantagem em usar o Wix Faturas?

Existem várias vantagens e uma delas é a formalização de orçamentos que automaticamente geram faturas e essas faturas o cliente pode pagar sem burocracia por cartão de crédito, boleto ou transferência em conta corrente. O mais legal é que você decide as formas que quer receber por seus produtos ou serviços. Além disso, na parte de automação quando a fatura está vencendo você pode configurar um aviso para o cliente que a fatura está vencendo e lembrar de fazer o pagamento. Parece óbvio, mas isso ajuda muito você fechar vendas sem a necessidade de estar agendando ligação de follow-up para as oportunidades abertas.


Outra vantagem em usar o Wix faturas que é importante compartilhar com vocês usuário da plataforma é que você pode integrar os "gateway de pagamentos" como o seu site, inclusive o "Wix Payments" que tem melhores taxas que seus concorrentes. Mas o ponto principal é que você pode alavancar o seu negócio fornecendo condições de pagamentos via boleto ou cartão de crédito, se você trabalha com vendas recorrentes, produtos e serviços em breve vai existir a possibilidade de cobrar mensalmente por essa prestação de serviços, recomendo ficar atento as novidades da Wix.


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