Aprenda a lidar com o banner blindness: Melhore os seus resultados!

Você consegue lembrar do último banner que viu na internet? Se sua resposta for negativa, talvez você já esteja entre as estatísticas dos ‘’banner blindness” um fenômeno cada vez mais comum nos dias atuais.


Banner blindness (“cegueira de banner”, traduzido do inglês) é o nome dado para a habilidade consciente ou inconsciente de um indivíduo em ignorar propagandas e anúncios na internet. O estudo desse fenômeno feito ao passar dos anos, comprovam que os internautas possuem uma tendência maior a se concentrar nas informações que estão procurando em vez de focarem no restante dos elementos de uma página.

Existem "N" motivos para que o banner blindness exista. Uma das principais razões é a insistência de diversas marcas que ao utilizarem banners publicitários se esquecem de utilizar a famosa segmentação. Anúncios sem segmentação podem ser um problema para as empresas que querem atingir mais clientes em potencial para o seu negócio. Saiba se você está impulsionando seus anúncios de forma correta, com a nossa consultoria de 30 minutos gratuita.

Esse descaso com a segmentação acostumou muita gente a enxergar a publicidade online como uma perda de tempo. Além de ser bastante prejudicial para as empresas que tentam fazer o uso correto de banners publicitários na internet.

COMO EVITAR USUÁRIOS BANNER BLINDNESS ao ANUNCIAR NA INTERNET?



Não existe um regra ou receita específica para evitar pessoas tendenciosas a ignorar anúncios na internet, mas seguir essas dicas, podem ajudá-lo a conseguir um conversão maior em seus anúncios.

USE A SEGMENTAÇÃO

Já mencionamos no início deste conteúdo que a segmentação pode ser um dos principais fatores para que seu anúncio seja ignorado pelo usuário. Os efeitos da cegueira de anúncios são mais fortes quando o usuário está procurando por algum assunto específico e a publicidade não fala sobre este assunto.

Então, procure sempre direcionar seu anúncio de forma relevante para o seu público. Informações como localidade, idade, sexo e interesses de pesquisa são 4 passos primordiais para um bom direcionamento, fazendo com que o retorno seja mais satisfatório tanto para o espectador, quanto para o anunciante.

PRODUZA ANÚNCIOS RELEVANTES

De acordo com a empresa eMarketer, usuários de 18 a 34 anos tendem a ignorar mais os anúncios digitais do que os físicos pelos quais são impactados ao longo do dia. Deste modo, as empresas anunciantes devem criar campanhas consistentes e relevantes, integrando o marketing digital com as técnicas de inbound, e fazendo com que os anúncios ofereçam a solução para os usuários, de acordo com suas intenções de pesquisa ou navegação.

Para que um banner publicitário chame a atenção do usuário por exemplo, ele precisa estar integrado ao contexto, como se fizesse parte do conteúdo. Quando a publicidade parece um conteúdo real, é mais difícil de ignorá-la.