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  • Leonardo Guerino

Não conhecer e segmentar seu público-alvo está fazendo você perder dinheiro

Alguns dias atrás, eu estava revirando meus antigos papéis com anotações da faculdade de jornalismo.


Em meio a saudade da minha época de graduação, encontrei um velho artigo utilizado em aula à respeito da Teoria da Bala Mágica — um dos principais estudos de comunicação em meados do século XX.


Os autores dessa hipótese afirmavam que qualquer mensagem transmitida pela mídia (como rádio e televisão) era imediatamente aceita e espalhada igualmente para todo o público, provocando uma resposta rápida e poderosa. Confira a imagem!

Essa tese rapidamente caiu em desuso, pois foi vista como simplista, afinal desconsiderava as características particulares dos espectadores.


Hoje em dia, é consenso que a Teoria da Bala Mágica não faz sentido algum! Mas, por incrível que pareça, por mais que esteja ultrapassada, existem diversas empresas que cometem o mesmo erro dos autores dessa hipótese: realizam sua comunicação sem levar em conta as particularidades do público receptor. O resultado dessa atitude é uma comunicação falha, ocasionando perda de tempo e dinheiro. Será que está fazendo isso?


Saiba com que você está falando

Uma das principais razões para a Teoria da Bala Mágica não ter funcionado é que ela não levava em conta as características individuais das pessoas.


Como você já deve ter percebido, os hábitos das pessoas se diferem muito umas das outras. Temos diferentes gêneros, idades, escolaridade, crenças, objetivos, lazeres, entre tantas outras coisas.

Indivíduos com conhecimentos e personalidades diferentes tem uma visão distinta sobre empresas e produtos.

E a soma de todos esses elementos acabam influindo diretamente sobre o que nós compramos ou deixamos de comprar. Tendo em vista essas diferenças, não se pode esperar que qualquer tipo de pessoa se interesse por um mesmo item.


Para evitar, então, atingir indivíduos que não apresentam as características necessárias para adquirir o produto do seu negócio, é necessário que as empresas se atentem a quem é de fato o seu público-alvo.


Mas como fazer isso?


Descobrindo seu público-alvo e persona

O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas com uma série de características em comum que as tornam mais propensas a se tornarem clientes do seu negócio.


Para compreender e se aproximar da segmentação ideal do seu empreendimento, você deve, primeiramente, olhar para a sua companhia e observar que tipo de produto ou serviço está oferecendo ao público.

Descobrir quem é o seu cliente ideal e trabalhar sobre esse indivíduo é a chave do sucesso do seu negócio.

Por exemplo, caso você seja um fabricante de shampoos, questione-se sobre elementos como: para que seu produto funciona? Qual problema ele resolve? A qual gênero ele está destinado? Qual a média de idade dos indivíduos que deverão se interessar por ele? Qual classe econômica está apta a consumi-lo?


Respondendo a essas perguntas, você consegue esboçar quem seria seu potencial cliente. Mas a tarefa não acabou aí!


Depois de definido seu público-alvo, é hora de aprofundar suas análises para encontrar quem é a persona ideal do seu negócio.


Se o público-alvo está mais interessado nas características gerais dos clientes, a persona, por sua vez, representa o cliente perfeito da sua empresa, elaborado de modo personalizado e humanizado.


Com a persona consegue-se identificar atributos ainda mais particulares dos consumidores, como seus hábitos, dúvidas, anseios, perspectivas, etc.


Parecem muitas informações, não é verdade? Mas saiba que todos esses itens fazem a diferença no momento em que você vai realizar seu planejamento de comunicação e colocar em prática suas estratégias de aproximação com o consumidor.


Uma superdica!

Se você já descobriu quem é o seu público-alvo, mas ainda está com dificuldades em construir sua persona, uma estratégia para te ajudar nesse processo é utilizar a ferramenta gratuita Gerador de Personas.

Esse mecanismo, criado pelas empresas RockContent e Resultados Digitais, realiza um direcionamento sobre as perguntas que você deve se fazer sobre como de fato é o seu cliente.


Lembrando que um mesmo negócio não precisa ter, necessariamente, uma única persona. Uma mesma empresa pode ter diversas, todas segmentadas de acordo com o produto e serviço que está sendo ofertado.


Ficou com dúvidas? Fale com a gente!

Se após o conteúdo você ainda está com dificuldades em definir seu público-alvo, ou não compreendeu o processo de definição das personas, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar!


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