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Funil de vendas, o que é e como montar o seu

Atualizado: 21 de out. de 2021

Ele é uma ferramenta muito usada e que determina o sucesso de muitos empreendimentos. Saiba mais sobre o funil de vendas, suas vantagens e como elaborar um.


Se você possui algum tipo de empresa online, certamente já se deparou com esse termo "Funil de vendas" enquanto navegava buscando informações de como fazer o seu negócio obter sucesso.

Sabemos que muitas pessoas pensam que fazer marketing digital é uma tarefa fácil e se limitam apenas em criarem perfis nas redes sociais e alguns post para receber "likes". Esse é um dos principais erros cometidos.

Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo em que vamos falar de como a criação de um bom funil de vendas pode ser fundamental para o sucesso de muitos negócios. Venha com a gente e aprenda a montar o seu.

 

O que é o funil de vendas?


O funil de vendas é uma estratégia de marketing que tem como objetivo visualizar e conduzir clientes, desde o momento que eles são apenas visitantes do seu negócio até o momento final da decisão de compra.

Ele recebe esse nome devido a sua estrutura que se assemelha a de um funil, já que ele é feito em etapas ou camadas que são ilustradas basicamente por: um topo largo, que representa a quantidade grande de visitas e de conteúdos, e uma base bem estreita, que enquadra aqueles clientes que estão a um passo de fechar negócio.


Exemplificando

Uma empresa fictícia possui o seguinte funil de vendas, dividida em Leads, Prospects, e Customer.



Imagem descreve um funil de vendas com dados
Funil de vendas

De 200 pessoas que visitaram a empresa e demonstraram interesse, 50 entraram na fase de prospects e solicitando amostra de produtos, cotação de valores ou outras coisas, e desses, 10 finalmente fecharam o negócio.

Em resumo para essa empresa fechar 100 negócios ela necessita de 2.000 leads, e o desafio enfrentado por muitas é o de como atrair e converter tudo isso de visitantes em customers e também conseguir reconhecer o estágio certo do funil que eles se enquadram.

 

Quais as vantagens do funil?


Saber o desempenho da sua equipe de vendas e de marketing. Com a criação do funil a empresa consegue ter uma visão mais ampla e precisa sobre as vendas, pois é possível saber a quantidade de clientes que entram no negócio e a porcentagem final das vendas, e com isso é possível saber como está o desempenho tanto da equipe de vendas que é a responsável por entrar em contato com os possíveis clientes, e também fará a mudança de estágios dentro do funil, ao passo que o desempenho da equipe de marketing também pode ser analisado através da quantidade e da qualidade dos conteúdos gerados, e se os mesmo estão influenciando os compradores avançarem ao longo do funil.



Aumento na produtividade.


A produtividade tem grandes chances de sofrer um aumento significativo já que o controle sob as metas é maior, pois sabendo-se o desempenho da sua equipe é possível analisar qual o estágio do funil que seus vendedores se dão melhor, gerando com isso uma possibilidade bem baixa de desistência devido a uma má argumentação ou tratamento.


O maior controle sob as metas também pode gerar mais garra da equipe que estará sempre em busca de cumpri-las no menor tempo possível já que agora eles sabem identificar melhor seus defeitos e qualidades perante cada tipo de cliente e estágio que o mesmo se encontra no funil.


Menos tempo e investimento.


O cumprimento das metas somados ao desempenho da equipe culmina em menos tempo para o fechamento de negócios, o que gera também um menor investimento tanto na necessidade de contratar um novo pessoal, como também no gasto com publicidade para promover seu negócio para os clientes na hora errada com o material errado.


A estrutura para você montar seu funil de vendas.


Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens de criar um funil, chegou a hora de por a mão na massa e criar o seu, vamos dividir o funil em 3 estágios apontando o perfil do cliente e o tipo certo de conteúdo de cada vaze necessita, fazendo isso temos certeza que você vai notar muita diferença no fim do mês.


  1. Topo, essa é a parte mais larga do funil pois representa a grande quantidade de visitantes que estão aqui, sim visitantes, nesse estágio a pessoa é apenas um visualizador do seu negócio, ela está em busca de alguma informação sobre um produto que você pode oferecer, talvez ela ainda não possui uma real necessidade e vontade de realizar uma compra com você. Os conteúdos, pense bem, essa é uma etapa fundamental das vendas, pois o visitante ainda não conhece sobre a sua empresa e nem sobre os produtos que você oferece, muitas vezes ele até desconhece um problema que possui, logo o conteúdo tem que ser focados em "Aprendizado e descoberta" e " Reconhecimento do problema" eles podem ser explorados em blog post, post nas redes social e email marketing. Exemplo, se você é dentista talvez títulos atraentes nessa etapa seja: " Dor no dente, o que pode ser" " Saiba como aliviar as dores de dentes com essas 5 dicas", nesses conteúdos você estará informando sobre um problema e uma possível solução para ele.

  • Meio, nesse estágio o funil já começa a ficar mais estreito e isso significa que houve uma seleção apenas dos visitantes que demonstraram um primeiro interesse em seus produtos ou serviços, eles podem ter feito isso se cadastrando em seu site através dos conteúdos que você disponibilizou para eles. Logo você tem que estar ciente, que nessa fase o lead já tem um certo interesse em adquirir seu produto, ele está em processo de pesquisa da concorrência para analisar qual empresa melhor resolvera seus problemas, por isso os conteúdos têm que ser focados principalmente em " Consideração da solução" os melhores formatos de conteúdo nessa fase são blog post, newsletters e ebooks. Por meio deles você terá que cativar, encantar e ajudar a pessoa, voltando ao caso do dentista, ideias de títulos atraentes para esse estágio seriam: Ebook: Aprenda a escovar os dentes de forma correta, Newsletters: Faça uma avaliação dentária gratuita, newsletter: Confira o que levar em conta ao escolher seu dentista. Perceba esses conteúdos ajudaram o seu tipo de persona certo, no momento certo que ele precisa criar empatia com a sua marca.

  • ​Agora chegou a hora de fazer que todos esperam, o fundo do funil, é a parte mais estreita do funil de vendas e representa seus prospects, ou seja pessoas que estão a um passo de comprar seu produto, ele já se informou sobre um problema, você mostrou uma solução para ele, agora é hora de dizer o porquê sua empresa é a que melhor atenderá as expectativas e necessidades do consumidor. Nessa etapa é hora de você explorar o que tem de melhor, mostre os benefícios de seus produtos ou serviços, cases de sucesso, vídeos que mostrem e encantem seus prospects.

Já está na hora de seguir esses conselhos e obter sucesso na certa!



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