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Food Services: Como a geração de leads está revolucionando o mercado


Milhares de leads são gerados todos os dias por empresas do segmento Food Services e a sua empresa o que está fazendo?

Em primeiro lugar o que é Leads? O Lead é uma pessoa que demonstra interesse no seu produto/serviço. Ele está entre o consumidor e o cliente.

A geração de leads para o mercado de Food Services está em alta devido aos consumidores terem diminuído as saídas para comerem fora dos seus lares em bares e restaurantes nos finais de semana, por consequências dos aumentos dos preços dos alimentos, impostos dentre outros encargos, e também, da retenção do crescimento da economia do Brasil neste ano de 2015.


Essa mudança de cenário fez com que muitos estabelecimentos alimentícios procurassem novas formas e meios de atrair, relacionar e vender seus produtos e serviços para o seu público-alvo. Em contra partida gerar leads é uma questão de vida ou morte para os estabelecimentos comerciais de food services, mas como gerar leads sem estar no ambiente digital? Taí uma questão que muitos desconhecem, porque a geração de leads não é algo exclusivo do ambiente digital. A geração de leads pode ser efetuada através da participação em eventos como: seminários, workshop, palestras, sorteios, promoções, newsletters, conteúdos e muito mais.

Para dar um exemplo de como gerar leads no modelo off-line, faça o seguinte: Na Garden Digital utilizamos uma plataforma de gestão de marketing digital que permite a gente criar Landing Pages para gerar leads e posteriormente relacionar com esses leads. É muito simples criar, basta inserir o nome do evento e alguns campos de contatos e pronto. Os dados desse lead fica armazenados na nossa base de contatos, que depois é possível relacionar com esse lead através de vários canais digitais, como e-mail marketing, newsletter, e-books, whitepapers, webnars e outros meios. O mais interessante é que com essa plataforma você pode deixar um e-mail configurado com os seus dados, agradecendo o contato no evento e assim você fica no radar desse lead e ele no seu. Mesmo que o Lead tenha fornecido um cartão de visitas é importante cadastrar seus dados nessa Landing Page específica para ele receber o e-mail no mesmo instante. Com isso a impressão que você está interessado, seja qual for o assunto falado no evento com esse lead, suas chances aumenta de desenvolver futuros negócios.

Hoje em dia, existem muitos meios de gerar leads, mas o que está revolucionando o mercado de food services são as plataformas das mídias sociais e são várias por exemplo: facebook e seus grupos, Instagram que aumenta a cada dia as pessoas compartilhando as fotos das comidas, bebidas exóticas e compartilhando em sua rede de contatos, o Pinterest que tem um público feminino muito ativo, o Twitter que tem uma baixa adesão, mas tem um público específico e horários nobres para postagens, LinkedIn é importante para a busca de profissionais qualificados, TripAdvisor, Kekanto, Foursquare, Yelp. Outro exemplo é a empresa Multivac que iniciou um trabalho no ambiente digital muito forte na produção de conteúdos no formato de e-books ou whitepapers para gerar leads, e os resultados tem sido positivos o que proporciona as empresas relacionar com o seu público-alvo e gerar novas oportunidades.

O consumidor está muito mais informado do que há dez, quinze e vinte ano atrás e possui mais conhecimento e informação do seu produto que prórpio vendedor dele. Se a sua empresa está preparada e possui uma pauta de conteúdo bem definida explicando como consegue resolver um problema que na maioria dos casos as pessoas nem sabe que esse problema existe, com certeza esse leadque foi geradoestará mais preparado para adquirir e consumir o seu produto/serviço.

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