Food Services: Como a geração de leads está revolucionando o mercado


Milhares de leads são gerados todos os dias por empresas do segmento Food Services e a sua empresa o que está fazendo?

Em primeiro lugar o que é Leads? O Lead é uma pessoa que demonstra interesse no seu produto/serviço. Ele está entre o consumidor e o cliente.

A geração de leads para o mercado de Food Services está em alta devido aos consumidores terem diminuído as saídas para comerem fora dos seus lares em bares e restaurantes nos finais de semana, por consequências dos aumentos dos preços dos alimentos, impostos dentre outros encargos, e também, da retenção do crescimento da economia do Brasil neste ano de 2015.


Essa mudança de cenário fez com que muitos estabelecimentos alimentícios procurassem novas formas e meios de atrair, relacionar e vender seus produtos e serviços para o seu público-alvo. Em contra partida gerar leads é uma questão de vida ou morte para os estabelecimentos comerciais de food services, mas como gerar leads sem estar no ambiente digital? Taí uma questão que muitos desconhecem, porque a geração de leads não é algo exclusivo do ambiente digital. A geração de leads pode ser efetuada através da participação em eventos como: seminários, workshop, palestras, sorteios, promoções, newsletters, conteúdos e muito mais.

Para dar um exemplo de como gerar leads no modelo off-line, faça o seguinte: Na Garden Digital utilizamos uma plataforma de gestão de marketing digital que permite a gente criar Landing Pages para gerar leads e posteriormente relacionar com esses leads. É muito simples criar, basta inserir o nome do evento e alguns campos de contatos e pronto. Os dados desse lead fica armazenados na nossa base de contatos, que depois é possível relacionar com esse lead através de vários canais digitais, como e-mail marketing, newsletter, e-books, whitepapers, webnars e outros meios. O mais interessante é que com essa plataforma você pode deixar um e-mail configurado com os seus dados, agradecendo o contato no evento e assim você fica no radar desse lead e ele no seu. Mesmo que o Lead tenha fornecido um cartão de visitas é importante cadastrar seus dados nessa Landing Page específica para ele receber o e-mail no mesmo instante. Com isso a impressão que você está interessado, seja qual for o assunto falado no evento com esse lead, suas chances aumenta de desenvolver futuros negócios.

Hoje em dia, existem muitos meios de gerar leads, mas o que está revolucionando o mercado de food services são as plataformas das mídias sociais e são várias por exemplo: facebook e seus grupos, Instagram que aumenta a cada dia as pessoas compartilhando as fotos das comidas, bebidas exóticas e compartilhando em sua rede de contatos, o Pinterest que tem um público feminino muito ativo, o Twitter que tem uma baixa adesão, mas tem um público específico e horários nobres para postagens, LinkedIn é importante para a busca de profissionais qualificados, TripAdvisor, Kekanto, Foursquare, Yelp. Outro exemplo é a empresa Multivac que iniciou um trabalho no ambiente digital muito forte na produção de conteúdos no formato de e-books ou whitepapers para gerar leads, e os resultados tem sido positivos o que proporciona as empresas relacionar com o seu público-alvo e gerar novas oportunidades.