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Foto do escritorSal Gardino

Divulgue seu negócio gastando pouco


O desejo de ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta e ainda não ter um patrão é o sonho de muitas pessoas que vão em busca de empreender em um negócio de sucesso.

Mas, muitas não sabem o que fazer e nem por onde começar e somado com a falta de dinheiro para investir, leva à desistência de seus sonhos.

Uma dica que damos para aqueles que ainda não sabem no que investir é: Faça aquilo que você ama e domina, se você gosta de gastronomia mas não sabe nem fazer miojo talvez abrir um restaurante não seja uma boa ideia para você, logo, invista naquilo que você sabe fazer, pois quando aparecer os primeiros problemas você saberá como corrigi-los facilmente.

Vale a pena também pesquisar se o ramo que você deseja investir está com uma economia favorável para novos negócios.

Pensado nisso, agora é hora de por a mão na massa e começar o seu empreendimento, busque fornecedores com o melhor custo benefício, planeje sua linha de produtos ou serviços e invista em divulgação.

A divulgação de um negócio é o ponto chave para começar a ter sucesso e ganhar dinheiro, mas, quando se inicia algo do zero, é difícil sobrar uma graninha para a promoção, logo, fizemos esse conteúdo para mostrar...


1- Capacite-se

Ter um curso superior não é a única coisa que um empreendedor deve obter para estar apto a investir. É importante sempre manter-se atualizado com o mundo dos negócios, principalmente com os assuntos que envolvem sua área de atuação. Algumas ações com baixo ou nenhum custo podem ser feitas para melhorar as competências e habilidades, são elas:

- Cursos online, muitas plataformas online disponibilizam cursos de diversas áreas do conhecimento. Vale a pena investir algumas horinhas do seu dia nisso, o bom é que eles podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar. - Ebooks, eles são capazes de dar informações ricas e precisas sobre o tipo de assunto que você busca, em uma leitura rápida e fácil, o que otimiza o seu tempo de aprendizagem. - Consultoria e treinamento, umas das melhores formas de se capacitar para um empreendimento é a contratação de serviços de consultoria ou treinamento. Ela pode necessitar de um investimento um pouco maior, porém, o retorno sobre o investimento vale muito a pena.

2) Crie um Site

Com o avanço da era digital, uma empresa que não possui um site é uma empresa morta. Basta a pessoa ter um pouco de conhecimento digital que em pouco tempo ela consegue criar um site bacana.

Uma dica para quem está começando é criar um site: WIX, nele você cria sites com Editor Arrasta e Solta - Mude, personalize e adicione ao seu site tudo que desejar - sem programação. Caso não tenha tempo para isso, fique atento na hora de contratar uma agência de marketing digital para desenvolver, verifique se ela disponibiliza monitoramento constante, assistência técnica e que seja um site fácil para você ajustar ao longo do tempo.

3) Invista em bons conteúdos

O conteúdo é aquilo que vai atrair visitantes para o seu negócio, então, é muito importante você investir neles. O mais legal disso é que o custo pode ser bem reduzido se você mesmo os criar e pode considerá-lo como um ativo da sua empresa.

Uma dica que damos para os bons conteúdos é que eles terão de resolver os problemas que o seu negócio resolve. Os formatos para isso são incontáveis, veja abaixo:

- Blog post (conteúdos escritos entre 700 a 800 palavras)

- Social Post

- E-books

- Webnar

- Infográficos

- Vídeos

- Whitepaper

- Templates


Conteúdos

4) Use e abuse das Mídias sociais

As redes sociais ainda é uma das principais formas de divulgar seu negócio gastando pouco, isso porque, cerca de 1,5 bilhão de pessoas as usam no mundo.

Logo, você deve investir muito em divulgação nelas, vale muito a pena realizar cursos específicos só para isso, como o curso de Facebook Marketing para empreendedores.

5) Envie Email Marketing

Enviar email pode parecer uma forma retrógrada de comunicação, certo? ERRADO!

Muitas pessoas ainda lêem seus e-mails e fazem disso uma fonte de se manter atualizados. Então, gerar sua própria lista de emails é o melhor que pode fazer para o seu negócio.

Você pode fazer isso através de cadastros, assinaturas de newsletters no seu site, redes sociais; mas vai ai uma dica importante:

NUNCA COMPRE LISTAS DE EMAILS, você pode cair no "Spam Trap" saiba mais o porquê AQUI.

6) Faça programas de fidelização

Praticamente tem um custo zero e conseguem gerar um fluxo maior de clientes em seu negócio.

Então, crie um cartão no estilo: " A cada x reais em compras" ou " Faça X serviços e o próximo é por nossa conta".

Além de motivar o cliente retornar e adquirir mais produtos, ainda gera uma experiência positiva na mente do consumidor o que pode leva-lo a indicar seus serviços aos amigos e parentes.

7) Crie um bom Network

Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” trabalho) o que significa rede de relacionamentos ou rede de contatos.

É uma rede de contatos entre pessoas que podem trocar informações, conhecimentos, parcerias, oportunidades de negócios e muito mais.

Você pode cria-la indo à eventos da sua área de atuação, contatos no LinkedIn, websites ou em outras redes sociais.

Abuse e consiga ótimos contatos, mas lembre-se: quantidade não significa qualidade.


network

8) Mídias offline

É certo que o ambiente online possibilita um ROI (Retorno Sobre Investimento) bem maior, já que os custos são reduzidos e o alcance consideravelmente bem maior.

Contudo, você deve ficar atento às mídias offline, como panfletos, cartazes, ações no ponto de venda (Trade Marketing), cartão de visitas e outros. Você tem de ter em mente que há clientes em toda parte e que alguns deles não possuem acesso às mídias online.

9) Seja criativo

Sabe aquele velho ditado " Pense fora da caixa"? Pois é, você deve seguir ele a risca.

O que mais tem na mídia hoje são pessoas que ainda fazem publicidade de forma retrógrada e com artimanhas que não atraem mais visitantes.

Logo, fazer diferente é o que pode determinar seu sucesso.

 

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