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6 erros que você nunca pode cometer em marketing digital

Atualizado: 4 de jul. de 2019


O mundo pós-internet se tornou muito mais interessante, não há dúvida. As pessoas estão muito mais bem informadas e a divulgação de produtos e serviços alcança hoje níveis nunca antes imaginados na era do marketing tradicional.

No entanto, uma questão também bastante interessante é que, com isso, muitas pessoas acham que basta publicar para divulgar - e acabam amargando prejuízo atrás da concorrência. Mas o pior é que, na maioria das vezes por pura falta de conhecimento, não tomam as ações que deveriam e acabam creditando a falta de sucesso ao mercado, à crise econômica etc.

Só que, na verdade, o que está havendo é uma grande perda de oportunidade de alavancar o seu negócio. Afinal, por melhor que seja o alcance do mundo virtual, não há milagre online. É preciso tomar as atitudes certas para conseguir o resultado que se deseja.

Veja agora 6 erros que você nunca pode cometer em marketing digital e tome o leme desse barco para levá-lo a águas seguras. Você vai ver que navegar na web pode ser muito mais fácil e lucrativo do que você imagina.

1 - Falta de planejamento


Desde crianças precisamos nos planejar para estudar, para casar, para comprar um carro ou fazer a viagem dos sonhos - até para passar um final de semana perfeito. No marketing digital não é diferente. É preciso planejamento para montar uma estratégia de crescimento para o seu negócio.

E estratégia é tudo em qualquer área da vida, certo? Mas para chegar a ela é preciso traçar metas e objetivos, conhecer bem o terreno onde se está pisando e ter métricas que apontem se você está ou não no caminho certo.

É preciso investir na interação com seu público alvo, conhecer os riscos, analisar possibilidades conforme elas vão aparecendo, medir a assertividade das suas ações para adaptar rumos e orçamentos. Isso leva tempo, toma boa parte do seu dia?

Leva, claro, afinal marketing digital não é simplesmente abrir contas e sair colocando qualquer coisa: cada rede tem seu perfil e seu aproach, mas não devem ficar isoladas precisam ter conexão entre si. A integração de esforços é fundamental para o sucesso de uma campanha. A melhor coisa, então, é ter a parceria de uma agência especializada para guiar os seus passos e otimizar ações.

2 - Não responder de forma adequada às críticas negativas Ninguém agrada todo mundo o tempo todo, isso é básico. Por melhor que seu serviço ou produto seja, sempre despertará reações negativas - por parte da concorrência, de clientes não satisfeitos ou até de gente que não está de bem com a vida.

No entanto, se você não compreender que mesmo as interações negativas são necessárias e podem ser benéficas, você poderá acabar respondendo de forma errada (ou não responder) e, aí sim, criar um problema.

É preciso ter uma equipe qualificada e treinada para saber transformar uma situação aparentemente ruim em uma boa oportunidade para virar o jogo. Claro que um erro de comunicação não vai invalidar um projeto inteiro, mas se você pode crescer com aquilo, por que desperdiçar a chance?

Primeiro, ao receber uma crítica, mostra que a sua empresa é de verdade - e que você realmente tem seguidores, não perfis fakes que só falam bem. Por outro lado, pode ser a chance de reconhecer um problema e consertá-lo. E não se esqueça, a resposta certa, dada com criatividade e bom humor, pode conquistar muitos mais leads do que você imagina.

3 - Não produzir ou produzir conteúdo de baixa qualidade


A produção de conteúdo é hoje um dos grandes trunfos do marketing digital. Um conteúdo bem produzido gera leads qualificados, agrega valor à sua imagem, consolida sua marca e ainda melhora sua presença online, fazendo com que suba no ranking do Google, aparecendo para os motores de busca.

Mas como deve ser esse conteúdo? Não é apenas falar do seu produto, mas sim oferecer soluções relacionadas a ele ao seu público alvo. Para isso você precisa conhecê-lo bem, pesquisar palavras-chave para otimização em SEO, saber produzir conteúdo certo para cada rede social, mostrar expertise, usar imagens de qualidade e textos bem escritos, originais, relevantes e atualizados regularmente.

Sim, isso também ocupa tempo e dá trabalho, mas o retorno compensa. Na dúvida, mas uma vez é garantir a qualidade do trabalho através de profissionais de produção de conteúdo qualificados, contando com o suporte de uma boa agência de marketing digital.

4 - Comprar lista de e-mails


Parece prático e rápido simplesmente comprar uma lista de e-mails, certo? Pura ilusão, essa é uma péssima prática para quem quer resultados concretos em marketing digital. Isso porque as pessoas da lista na verdade não mostraram interesse em você - e nem sabem quem você é. É cego atirando no escuro.

Além disso, mandar e-mails não autorizados é um desconforto. Spam é uma prática desfavorável para qualquer empresa que queira ter um bom nome no mercado - e ainda ser marcado como tal prejudica suas campanhas de e-mails marketing, jogando todos eles direto para a caixa maldita dos spams. Por outro lado, nenhum serviço com reputação confiável vai autorizar o disparo de listas compradas.

O correto - e eficiente - é conseguir uma lista de e-mails espontânea, através de campanhas de marketing digital e CRMs que gerem leads qualificados. Assim você não perde tempo, nem queima o seu dinheiro

5 - Não saber de onde seus leads estão vindo


Todo sucesso concreto tem atrás de si uma história de aperfeiçoamento. Saber a origem de seus leads é fundamental para adaptar estratégias, alocar recursos nas ações mais assertivas sem desperdício de orçamento em coisas que não estão funcionando.

Qual a fonte do seu tráfego? De onde os visitantes que realmente estão fazendo conversão estão vindo? E-mail, redes sociais (quais?), busca orgânica, palavras-chave, anúncios, links? Assim é possível aproveitar melhor cada canal digital e tudo o que cada um tem a oferecer.

Você pode até não acreditar a princípio, mas saber o número de pageviews, número de visitantes ou tempo médio no site não é o mais importante nesse caso. Na verdade elas são mais “métricas de vaidade”, porque não indicam como o marketing digital está realmente contribuindo para a geração de oportunidades de negócio.

6 - Achar que marketing digital é fácil


O marketing digital pode ser uma área relativamente nova, ainda experimentando muitas coisas, é verdade - afinal, a própria internet é um ambiente novo. Mas, se você parar para pensar, deverá ser sempre assim, já que o mundo online está em constante mudança, acompanhando as próprias mudanças dos consumidores. Um verdadeiro círculo vicioso.

Por isso mesmo, o marketing digital não é uma coisa fácil, como pode parecer a princípio. Ele é composto por inúmeros detalhes, estudos constantes que procuram compreender o comportamento mutante da internet e criar cada vez mais ferramentas que ajudem as empresas a se destacarem na web.

Cada ação, cada métrica tem sua razão de ser, por isso o planejamento deve ser muito bem elaborado e executado. Não há milagres nem resultados instantâneos, então se alguém prometer resultados “matadores”, desconfie.

É preciso criar estratégias para cada meta, analisar métricas e estar sempre adaptando ações. Esse é o segredo de uma campanha eficiente, que consolide seu negócio no mercado colocando o seu negócio à frente da concorrência de forma real.

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