6 Dicas de Edição de Vídeo no Premiere para facilitar seu trabalho

Desde o início da produção de vídeos nos deparamos com a parte de edição caminhando junto. É muito bom conseguir realizar uma boa captação de imagens, mas se a edição ficar sem qualidade, sua obra deixa a desejar e perde alguns pontos. Sendo assim, planejando uma uma boa edição, seu produto vai ser bem melhor avaliado.


Otimizar seu tempo editando é importante para entregar suas produções no prazo e com qualidade. Por isso, vou contar algumas dicas de edição de vídeo destinado a quem está começando a trabalhar nesse segmento, utiliza o Adobe Premiere e quer otimizar seu desempenho. Confira!


1. Sincronização de áudio


Quando você importa um vídeo com áudio da câmera e áudio de gravador externo, você precisa sincronizar a fala que ela saia de acordo com a imagem — do contrário, sua produção não fica coerente.


Para realizar a sincronização você precisa selecionar os dois áudios → clicar com o botão direito e selecionar “sincronizar”. Em seguida, uma janela vai surgir pedindo para determinar onde sincronizar. Assim, selecione qual você está precisando e clique em “ok”. Automaticamente esses áudios vão sincronizar.


Por fim, delete o áudio da câmera, assim sua qualidade de som estará boa e condizente com a imagem.




2. Pastas separadas e organizadas


É um grave erro pegar sua gravação feita com duas ou mais câmeras e que utilizam diversos gravadores em diferentes situações e simplesmente jogar em uma única pasta. Afinal, no momento em que você for editar o material, sua área de trabalho estará bagunçada, dificultando o encontro de uma cena específica. Para evitar esse problemão, simplesmente… crie pastas separadas!


Busque reunir: uma pasta para os BRUTOS (que é todo o trabalho que você fez, como vídeos, áudios ou fotos). Em seguida, crie subpastas para cada uma dessas categorias, assim você saberá exatamente onde estão os vídeos e áudios.


E não se preocupe: FIQUE A VONTADE PARA CRIAR QUANTAS SUBPASTAS VOCÊ DESEJAR! Se tem mais que uma câmera, crie uma pasta para cada uma; se realizou gravações em dias diferentes, crie pastas com as datas e os respectivos arquivos.


Crie também uma pasta EXCLUSIVA para o PREMIERE. Nela você vai inserir e salvar todos os seus projetos.


Finalmente, sugiro criar uma pasta para armazenar seus projetos finalizados. A razão dessa documentação é uma possível edição em um outro programa, como no After Effects.


3. Configurar sequência


Definir as configurações de sequência é muito importante no momento de finalizar seu projeto. Basicamente, você vai configurar a resolução do seu vídeo (como colocar em 720p ou 1080p) e o FPS (frames per second, quadros por segundo). Essas informações auxiliam no momento da exportação, fazendo com que o arquivo tenha a qualidade e a resolução correta.


4. Atalhos


A forma mais prática e rápida de editar no Premiere é utilizando seus múltiplos atalhos. Listei aqui os que mais utilizo e alguns que acho interessantes...


  • Ctrl/Cmd + Alt/Opt + N para abrir um novo projeto;

  • Ctrl/Cmd + O para abrir um projeto em uma pasta;

  • Ctrl/Cmd + I para importar arquivos de alguma pasta;

  • Seta para cima (↑) e para baixo (↓) servem para ir de um corte ao outro;

  • Seta para esquerda (←) e para direita (→) servem para caminhar quadro a quadro;

  • Tecla C serve para selecionar a ferramenta de corte, representada por uma navalha no cursor;

  • Ctrl/Cmd + K para adicionar edição, ou seja, serve para cortes também;

  • Tecla V serve para voltar ao cursor normal, seta de seleção;

  • Ctrl/Cmd + T para adicionar um título;

  • Ctrl/Cmd + Z para desfazer;

  • Ctrl/Cmd + M para exportar mídia.


5. Ctrl/Cmd + S


Esse atalho é importante demais para não criar um único tópico para ele!


O Ctrl/Cmd + S serve para SALVAR SEU PROJETO — algo essencial durante o processo de edição. Caso você digite Ctrl/Cmd + S e, de repente, seu computador desligue sozinho (SIM, ISSO PODE ACONTECER!), seu projeto estará salvo. Por isso, lembre-se sempre desse atalho, afinal ele é muito mais rápido que horas de edição perdidas que precisarão ser refeitas.


6. Renderizar o projeto


Quando você está com um vídeo pesado, é muito interessante renderizar no começo para que ele melhore o desempenho do programa. E mesmo depois de já editado, renderizar todas as sequências e efeitos adicionados durante o processo. Alguns computadores não tem uma configuração suficientemente boa para suportar o Premiere, travando bastante a ferramenta. Ao renderizar o projeto, fica mais fácil processar as informações e rodar melhor.


Essas foram as minhas 6 DICAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO NO PREMIERE PARA FACILITAR SEU TRABALHO. Você conhece mais algum tópico que deveria entrar nessa lista? Ou ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo? Então me envie uma mensagem para trocarmos algumas ideias. O meu e-mail é o: fernand@gardendigital.com.br.

116 visualizações

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

SOBRE

A GARDEN

AS

REDES SOCIAIS

CNPJ: 21.511.052/0001-00

R. Mal. Rondon, 160 | Sala 02 e 04

Jardim Sumare

CEP: 14025-430
Ribeirão Preto, SP

© Copyright 2013 - 2020 | Garden Marketing Digital. Todos os direitos reservados.