Mesmo que, hoje em dia, existam setores do mercado que não possuem contato direto com os seus clientes, a comunicação é ainda um ponto fundamental. O mesmo pode ser dito das lojas virtuais, quando os consumidores fazem compras apenas por meio de um site. Mesmo sem haver uma comunicação verbal, a própria plataforma é usada como meio de comunicação.
Assim, quando se fala na importância de otimizar a comunicação com seu cliente é possível englobar todos os meios pelos quais é possível contatar o seu público alvo, seja direta ou indiretamente. Quando a comunicação é direta, como em uma venda numa loja física, por exemplo, é essencial que o vendedor seja educado, objetivo e entenda as necessidades do cliente.
Em uma loja virtual ou mesmo quando a sua empresa não vende diretamente para o consumidor final esses mesmos requisitos são necessários, sendo que apenas a forma de colocar em prática é diferente. Em um e-commerce, por exemplo, a objetividade é promovida através de um site fácil de navegar. Tudo isso faz parte da estratégia de marketing da sua empresa.
Diferente do que muitas pessoas acreditam, marketing não é apenas publicidade, mas sim, tudo o que envolve a promoção dos produtos e serviços de uma marca, como os pontos de venda, técnicas para conhecer o público alvo, estratégias para chegar até ele e mesmo avaliação do produto para saber quando ele deve sofrer mudanças a fim de se adaptar às necessidades dos clientes.
Dessa forma, o jeito certo de otimizar a comunicação com seu cliente é investir em marketing, sendo que de acordo com as características do seu negócio, existem ações de marketing mais eficientes do que outras. E para saber quais são as melhores ações é preciso ter pleno conhecimento do seu negócio.
Embora hoje em dia seja benéfico para muitas empresas apostar no marketing tradicional, anunciando em jornais, revistas e televisão, o marketing digital tem mostrado muitas vantagens. Além de oferecer um melhor custo benefício, é uma forma mais rápida e eficiente de atingir o público alvo.
Confira a seguir quais são as ações de marketing digital disponíveis para empresas:
Criação de site ou loja virtual, conforme a necessidade, para apresentar/vender produtos e serviços;
Criação de blog para investir no marketing de conteúdo;
Publicações nas redes sociais, onde o seu público alvo está conectado, para atrai-los;
Envio de e-mail marketing e/ou de newsletter para apresentar produtos ou fidelizar clientes;
Canal no YouTube para criar autoridade em determinados assuntos e reverter em vendas.
Também existem muitas ações de marketing que, embora possam ter ajuda da internet, não necessariamente dependem dela. Veja alguns exemplos:
Pesquisas de mercado para avaliação e reposição no mercado;
Endomarketing para qualificar a comunicação interna da empresa;
Fidelização para incentivar os clientes a continuar comprando;
Remodelagem da identidade visual para se atualizar;
Criação de novos produtos.
O que mais fazer para otimizar a comunicação com seu cliente
Uma estratégia de marketing bem amarrada é essencial para chegar até o seu público alvo e promover a interação da marca com ele. Porém, para construir um plano eficiente é preciso estar com a “casa organizada”, pois só dessa forma se consegue levantar os dados necessários para avaliar quais as melhores ações para a sua empresa.
Além disso, investir em marketing exige investimento financeiro, de tempo e pessoal e só com tudo em ordem para conseguir colocar em prática de modo adequado as ações definidas. Isso quer dizer que é necessário contar ainda com um sistema ERP online eficiente para garantir a comunicação adequada com os seus clientes.
Os softwares de gestão empresarial tornam isso possível porque organizam todas as informações da empresa em bancos de dados, fáceis de acessar não só para preencher documentos como para fazer levantamentos. Com isso, é possível ter de modo rápido e prático relatórios completos com os mais variados tipos de levantamento para ajudar na tomada de decisões.
E mais, os programas de gerenciamento tornam a rotina de empresas mais dinâmicas. Um exemplo de como isso pode afetar de maneira positiva a comunicação com os clientes é quando um consumidor contata a empresa por chat online ou telefone para saber a razão da sua encomenda não ter ainda chegado ao seu endereço.
Em uma empresa com um sistema eficiente, a atendente consegue buscar, em um banco de dados, as informações de controle de venda e/ou rastrear a entrega para saber o que houve. E, assim, oferecer a melhor resposta ao cliente. Quando isso não acontece, a empresa pode não só perder uma venda, mas também um cliente.
Além disso, através da funcionalidade WebDesk você consegue conversar e entregar seu trabalho ao cliente diretamente pelo sistema permitindo que a sua relação com o cliente seja muito mais profissional e eficiente.
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