Para colocar seu produto pelo mundo afora e ver seu negócio crescer, os donos de pequenas empresas inevitavelmente desenvolvem um conhecimento de marketing e uma familiaridade com uma variedade de técnicas como branding, redação de newsletters, engajamento nas redes sociais, entre outros. No entanto, estratégias de marketing eficientes dependem não só de escolher as técnicas e ferramentas certas, mas também de encontrar a abordagem correta.
Usar o conceito de serviço em um produto é uma abordagem que tem sido negligenciada. A ideia aqui não é disfarçar o produto como se fosse provedor de um serviço, nem é apresentá-lo como nada além daquilo que é realmente. Fazer o marketing de produtos de forma similar a um serviço, significa mudar a maneira como a sua empresa é exposta e como se relaciona com os clientes.
Por que fazer o marketing de produtos como o de serviços?
Produtos são visíveis e palpáveis, seu propósito é claro e seus benefícios fáceis de avaliar. Por outro lado, os serviços não são palpáveis e por consequência são um desafio maior para os métodos tradicionais de marketing. Por que razão então tentar vender produtos como se fossem serviços? O motivo é que você vai querer que os clientes considerem sua empresa como mais do que uma linha de montagem e que vejam sua marca como algo que faz parte das suas vidas.
Vamos dar uma olhada para ver como é possível implementar na prática esta estratégia de marketing e aí você poderá ter uma visão mais clara de seus benefícios.
1 - Compartilhe sua visão
Conte aos seus clientes a história por trás da sua empresa e sua filosofia como o dono. Compartilhe com eles como seu negócio ajuda você a realizar suas aspirações. Apresentando seus produtos desta forma, os mesmos se transformam de meros objetos em sonhos que viraram realidade. Mostrando sua paixão e o caminho trilhado que te motivou a criar seu empreendimento, você faz de seus clientes, parceiros da sua jornada e também os encoraja a desenvolver uma afinidade mais profunda com seu produto.
2 - Mostre o lado humano de seu produto
As marcas baseadas em serviços têm uma grande vantagem, o fato dos serviços serem realizados por seres humanos, permite que tenham uma capacidade de comunicação que os produtos não têm. Mas os produtos também podem ter uma “face humana” associada a eles. Afinal são usados, produzidos e vendidos por pessoas!
Seu trabalho vai ser conseguir enfatizar essa conexão com o humano em suas estratégias de marketing: incorporar pessoas em todo seu material publicitário; apresentar em seu site as pessoas que estão por trás da sua marca; dar um “alô” para seus clientes nas mídias sociais. Lembre-se que os clientes, como todos os seres humanos, são seres sociais.
3 - Trabalhe com depoimentos
Quando clientes de verdade fazem uma análise do seu produto, na realidade estão descrevendo seu funcionamento e impacto. Em outras palavras, estão descrevendo qual o benefício e o nível de satisfação que o produto trouxe para si próprios. Numa economia onde os clientes têm muitos canais para expressar suas opiniões, um relato positivo da interação do cliente com seu produto é tão ou mais vantajoso que publicidade paga.
Recomendamos que você seja proativo em relação a depoimentos e análises: solicite aos seus clientes atuais que o façam e interaja com eles nas diversas plataformas. Você pode ampliar seu relacionamento para além da simples venda de um produto, faça isso mostrando aos seus consumidores que a opinião deles é muito importante para você. Agora, você já pode se considerar como um sincero prestador de serviços.
4 - Dê destaque aos efeitos a longo prazo
Negócios baseados em prestação de serviços têm o atrativo de resultados desejados a longo prazo, coisa que muitos produtos não têm. Para ser extremamente persuasivo em sua estratégia de marketing, precisa demonstrar que a compra do seu produto proporciona mais do que apenas satisfação imediata. Neste caso, mais uma vez, contar uma história é uma excelente técnica. Encontre uma maneira de contar aos clientes em potencial como suas vidas podem melhorar se adquirirem seu produto.
Como ilustrar os efeitos a longo prazo de uma luminária, por exemplo? Um caminho que você pode tomar é mostrar como a luminária combina perfeitamente com a decoração da sua casa. Não só é um objeto funcional, mas seu belíssimo design e a forma como distribui a luz no espaço é perfeita para criar um ambiente acolhedor e simpático. Este ambiente e estado de espírito são na realidade o efeito a longo prazo que você está vendendo.
5 - Venda experiências, não mercadorias
Ao promover seu produto, você vai querer criar a noção de que este é muito mais que um simples objeto ou uma mercadoria qualquer. Um novíssimo carro Porsche realmente é um belíssimo produto, mas representa muito mais que isso, um estilo refinado, a experiência de um produto luxuosíssimo e claro, o status social.
O bom marketing deve levar em conta não apenas o aspecto material do produto que está vendendo, mas também o significado inerente ao mesmo. Considere todas as possíveis experiências positivas que seu produto pode criar para sua base de consumidores e deixe que estas experiências orientem sua estratégia de marketing.
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Fonte: Wix
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