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Como a Garden ajudou a Lanchonete e Pastelaria do Japonês a se tornar um Super Restaurante no iFood em menos de 3 meses!

Início da jornada

No final Março de 2019 o Sr. Rogério, proprietário da Lanchonete e Pastelaria do Japonês, entrou em contato com a nossa equipe para começarmos um trabalho de Marketing Digital para seu estabelecimento. Rogério estava saindo de uma crise de vendas e queria mais visibilidade e aumento em seu faturamento. 

Realizamos um completo Onboarding com o cliente, para entender melhor a situação do seu negócio, processos de vendas e posicionamento online. Para otimizar ainda mais o que estava por vim, realizamos uma análise de benchmarketing.

Benchmarketing

O que é: Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos e ações dos concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas. É um processo de pesquisa e análise, contínuos em que avaliamos produtos, serviços e métodos de trabalho, com o objetivo de usar os pontos fracos e fortes de outras empresas ao favor do nosso cliente.

Como fizemos: Costumamos dizer que um Benchmarketing bem feito, é o primeiro passo para traçar o planejamento estratégico de uma empresa. Para a Lanchonete e Pastelaria do Japonês o fizemos em 3 diferentes níveis de abrangência geográfica, a primeira foi realizada com base nos concorrentes dos bairros próximos ao da Lanchonete, a segunda etapa foi a nível Ribeirão Preto, e por último a nível nacional. Nosso objetivo era traçar o melhor caminho para nosso cliente afim de que ele também se tornasse referência. 

 

O que levamos em consideração: No total foram analisados mais de 100 estabelecimento de food service, incluindo bares, restaurantes e lanchonetes e levamos em consideração uma série de fatores, como: 

  • Localização

  • Decoração

  • Branding

  • Cardápio

  • Promoções

  • Mídias Socias 

 

  • Site

  • Ifood

  • Público

  • Entrega

  • Produtos

  • Valores

  • Relacionamento com os clientes

​Mídias Digitais

O primeira melhoria imediata que deveria ser feita, era a forma como o estabelecimento se portava nas mídias digitais. 
Repaginamos a comunicação visual, incluindo imagens atrativas dos produtos comercializados pela lanchonete, além de abusar das cores que semioticamente é atrativa para estabelecimentos de comida (amarelo e vermelho).
Além do Facebook e Instagram, também incluímos as novas imagens na ficha do Google Meu Negócio, canal bem visitado pelo público da Lanchonete.

As mídias também se tornaram uma forma rápida dos clientes saberem das novidades, promoções, tirarem suas dúvidas e realizarem pedidos. 

ANÚNCIOS

Adotamos algumas estratégias que fizeram toda diferença para o resultado dos anúncios, podemos listar os 4 pontos diferenciais que foram: 

  1. Segmentação por interesse de pessoas que tinham o costume de pedir comida pelo Ifood e interesse em pastéis.

  2. Segmentação geográfica a um raio próximo ao da Pastelaria, além de incluir alguns bairros que o cliente também via como oportunidade. 

  3. Segmentação de horário, deixando os anúncios ativos apenas nos horários de funcionamento do estabelecimento. Para maximizar os resultados por cliques.

  4.  Criação de ofertas novas e relevantes para o público alvo da Pastelaria.
     

Na imagem acima é possível ver alguns dos resultados que conseguimos com os anúncios no Facebook e Instagram da Pastelaria e Lanchonete do Japonês. Com um pouco mais de R$100 investidos, conseguimos 424 cliques para o WhatsApp de pessoas interessadas em adquirir o Combo Mania, uma opção de promoção que a Garden desenvolveu junto ao Rogério. 
Somente nesses 3 anúncios, tivemos um total de 7.231 pessoas que viram as promoções da Lanchonete, sem contar um envolvimento com a página de 1.325.

RESULTADOS

AVALIAÇÃO

PEDIDOS

CANCELAMENTO

ATRASOS

RESULTADO

Muitas vezes, cliques, curtidas e comentários analisados separadamente, podem ser chamados de

"Métricas de Vaidade" pois não significam resultados concretos para o cliente. Por isso a equipe de analistas da Garden saber se realmente nosso trabalho estava gerando resultados reais, o Rogério liberou o acesso do seu painel no Ifood, para acompanharmos diariamente a quantidade de pedidos realizados pela plataforma.
 

Cada dia que passava o objetivo de se Tornar um Super Restaurante no Ifood ficava cada vez mais perto. 
De março para junho, tivemos um aumento de mais de 114% no número de pedidos, o que já concedeu a Lanchonete e Pastelaria do Japonês, em menos de 3 meses de trabalho com a Garden conseguir se tornar um Super Restaurante, com 623 pedidos em Maio. 
E o crescimento não parou por ai, além dos pedidos pelo Ifood, Rogério também identificou um crescimento no número de pedidos realizados via WhatsApp, que também era um de nossos objetivos, já que a taxa de lucro vinda desse canal, poderia ser bem maior, por não haver taxas, como tem o Ifood.  

Além de uma melhora no caixa da empresa, por ser um Super Restaurante, o Rogério poderá escolher entre os brindes oferecidos pelo ifood, como Descontos em anúncios do Google Ads, 10 fotos promocionais, entre outros que est​ão na imagem abaixo.

Além da Lanchonete e Pastelaria do Japonês, a Garden Marketing Digital possui outros cases de sucesso com estabelecimentos de Food Service, além de outras áreas. 
Clique aqui para ver novos cases de sucesso. Entre em contato para conhecer um pouco mais do nosso trabalho.

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